Caldeirão Político

COLETIVO — I
Em moção quinta (25), a vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo a Cidade é Sua (PV) — para este Capiau, pelo menos deveria ser A Cidade é Nossa — apela à Câmara dos Deputados para que não aprove o projeto de lei 3292/2020, sob o argumento de que o texto promove a precarização da alimentação escolar. O projeto altera a lei 11.947 e estabelece percentual mínimo para a aquisição de leite sob a forma fluida com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

COLETIVO — II
De acordo com o projeto, no mínimo 40% dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no âmbito do PNAE, e utilizados para a aquisição de leite, devem se referir à forma fluida do produto. O documento também estabelece que a compra deve ser em laticínios locais devidamente registrados no serviço de inspeção federal, estadual ou municipal, a depender do caso.

 

UFA!
Todo mundo já deve estar sabendo que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, funcionário de carreira do Itamaraty, renunciou ontem. Com isso, durante a noite toda desta segunda para terça-feira, os restos mortais do Barão do Rio Branco, filho do Visconde do Rio Branco, fazem festas… afinal de contas, estava de mal para pior. O Senado Federal, nessa, foi firme. Problema do Barão é saber como que há diplomata como Araújo! Fácil entender (…)

 

EM CASA — I
As constantes alterações no Plano SP, incluindo a atual, a mais restritiva, acendeu um sinal de alerta para um setor da economia, o de restaurantes, lanchonetes e demais serviços gastronômicos, que demitiu 35% dos seus funcionários desde o início da pandemia do novo coronavírus.

 

EM CASA — II
Com a impossibilidade de abrirem suas portas e a proibição do serviço de retirada (take away) até 31 de março, quando vigora a fase emergencial, a Apaflar (Associação Piracicabana da Alimentação Fora do Lar) lançou a campanha “Peça Comida em Casa”, que tem o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Isso é bom.

 

EM CASA — III
A campanha consiste em um vídeo, de 2 minutos e 33 segundos de duração, em que o presidente da Apaflar, Milton Martins, o Miltinho, lembra que “os trabalhadores estão prestes a perder seus empregos”. Na sequência, ele divulga a hashtag “peçacomidaemcasa”, cuja intenção é a de incentivar o público a compartilhar o vídeo por WhatsApp e a usar a marcação nas postagens no Instagram e Facebook. Ótimo.

 

EM CASA — IV
O vereador Gilmar Rotta (Cidadania), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, explica que a Casa de Leis apoia a iniciativa da Apaflar e que reivindicações de diferentes setores do comércio chegam diariamente aos parlamentares. “Assim que tive acesso ao material, me sensibilizei com o apelo da associação, que busca demonstrar à população piracicabana as dificuldades enfrentadas pelo setor no período”, declara. Está certo o presidente Gilmar. Problema, por outro lado, são os recursos para “pedir em casa”.

 

AULAS
Aulas são essenciais, segundo o Governo do Estado de São Paulo. Sabe-se que foi determinada a volta para o dia 11 de abril, depois que passar essa que o governador João Dória (PSDB) chama de “fase emergencial”. Há desencontros de opinião, mas é preciso aguardar porque há mudanças praticamente todos os dias. Esta semana é de quase total recolhimento.

 

LUCIANO
Sem sentido e sem um mínimo de decência foi a “invasão” no portão da casa do prefeito Luciano Almeida (DEM), seja de quem for, de direita, de esquerda, de centro, de comércio. Fosse isso feito em qualquer local público, sim, é o direito de espernear, de reclamar, o que a língua morta chamaria de “jus esperneandi”. Menos na casa.

 

ÍNDICE
O INC (Índice Nacional de Confiança) de março, pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) junto à Behup, caiu cinco pontos em março, se comparado com fevereiro, atingindo 76 pontos. O dado é o pior registrado desde o início da pandemia. Está difícil, apesar de os pesquisadores terem ouvido somente 1.500 pessoas de todas as regiões do País. Pesquisa sempre mostra algo.

 

SENTIMENTOS
Este Capiau de Piracicaba reafirma, dia após dia, os pêsames às famílias que têm perdido seus entes queridos. Que sejam confortados pela fé. Que sejam fortes ao receber o impacto da morte fora de tempo, por ações de políticos ignorantes. Deus nos conforte, nos fortaleça, para vencermos essa luta contra esse veneno que é o coronavírus.

 

BUTANTAN
Por outro lado, um viva para São Paulo, para o Brasil, através do Instituto Butantan, que está colocando uma vacina brasileira em benefício do povo. Com certeza, vai para o mundo, porque o Brasil é exemplar na doação do que tem de bom para a humanidade. Santos Dumont é um exemplo com a invenção do avião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima