Orquestra Educacional de Piracicaba tem novo projeto em fase de captação

Maestro Ivan Bueno e Orquestra Educacional de Piracicaba – Crédito: Isabela Borghese

Já em fase de captação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a OEP (Orquestra Educacional de Piracicaba) criou um projeto que visa realizar cinco concertos didáticos e gratuitos em cinco diferentes cidades do Estado de São Paulo: Itapira, Paulínia, Santos, São Carlos e um na própria capital paulista.

Por se tratar de uma orquestra educacional, todo o conjunto de músicas a ser interpretada será composto por arranjos da música sinfônica de concertos tradicionais, da música popular brasileira e trilhas sonoras. “O objetivo do projeto é o de criar um repertório que provoque conexão com as pessoas, como trilhas sonoras de filmes e games, obras sinfônicas conhecidas e a MPB”, explicou Carlos Cardozo, produtor da OEP.

Além de proporcionar ao público em geral a oportunidade de apreciação musical do gênero sinfônico, o projeto prevê oferecer ainda acesso ao palco, informações sobre os compositores, suas obras e informações sobre a orquestra, sua organização e funcionamento. “A ideia é a de possamos promover a oportunidade de vivenciar, experimentar e apreciar o repertório orquestral, pouco difundido nos locais previstos no projeto, gerando autoestima, integração, conexão, interesse pela arte e pelo belo, formação de público, inclusão social e oportunidade de acesso aos bens e serviços culturais para todos os cidadãos”, afirmou Cardozo.

LEI FEDERAL

Com o projeto cultural aprovado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal é possível que as empresas enquadradas na modalidade contábil de Lucro Real aportem até 4% do imposto de renda devido com abatimento integral deste valor. Além de empresas, pessoas físicas que fazem a declaração do imposto de renda completo também podem destinar 6% do imposto de renda devido para projetos deste tipo com abatimento integral também. “Já captamos 56% do valor total com aporte da Oji Papéis Especiais e, agora, buscamos outros apoiadores para fechar 100% da captação”, informou o produtor da OEP.

PROPÓSITOS

Criada em 2015, a OEP está fundamentada em três propósitos centrais: Promover experiências – por meio do contato com as atividades desenvolvidas pelo projeto, que provocam reações cognitivas, emocionais e estéticas; Educar – uma vez que a metodologia aplicada nos ensaios estimula o constante aprimoramento nas áreas técnica, social e cultural; Transformar – pois as apresentações da OEP ampliam as perspectivas e possibilidades musicais, sociais e culturais de seus integrantes, além de contribuírem para a democratização do acesso à cultura.

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção.

SERVIÇO

Interessados podem entrar em contato com o Produtor da orquestra, Carlos Cardozo (19) 99696-8636. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima