Hospital Regional: três anos de sucesso e bom atendimento

Barjas Negri

 

Após mais de 30 anos de luta, Piracicaba conquistou em março de 2018 o seu Hospital Público Regional, com atendimento de boa qualidade e dando enorme suporte na agilização das internações hospitalares. A conquista foi coletiva com a participação da Prefeitura na construção do prédio; da Câmara de Vereadores que aprovou o Orçamento e a autorização para firmar convênio com o governo do Estado que assumiu a sua administração; dos líderes comunitários e sindicais, que atuaram de forma decisiva no Conselho Municipal de Saúde; dos deputados eleitos por Piracicaba e da sociedade civil que sempre deu enorme apoio para essa luta.

Agora, neste mês de março, completa-se três anos de sua inauguração, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Saúde, dr. David Everson Uip; representantes da Unicamp, responsável pela administração e funcionamento do hospital, além de muitos prefeitos e vereadores da nossa região.

Devemos lembrar e comemorar essa data, pela importância do aumento da oferta de serviços hospitalares para usuários do SUS, ainda que funcionando parcialmente. Afinal, são realizadas mais de cinco mil internações hospitalares entre clínicas e cirúrgicas, aliviando muito a demanda dos hospitais credenciados para o atendimento SUS.

Se o Hospital Regional Dra. Zilda Arns passou a resolver parte dos problemas regionais em relação às internações, ele ganhou uma dimensão especial dentro do contexto de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Isso mesmo, com o avanço da pandemia a partir de março de 2020, os prefeitos municipais e seus secretários de Saúde se articularam com o governo do Estado e com a Secretaria de Estado da Saúde para ampliar o número de leitos de UTI, e chegamos a ter 50 UTIs no Hospital Regional, com atendimento exclusivo dos pacientes infectados pela Covid-19, contando a atuação de quase 500 profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, terapeutas e o pessoal de apoio.

É bom que se reafirme mais uma vez que, durante a pandemia do coronavírus, todos os hospitais da cidade (Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed) se organizaram e ofereceram leitos de UTI e enfermaria para o atendimento da Covid-19. No entanto, a maior oferta de leitos exclusivos para o atendimento das pessoas infectadas pelo vírus ocorreu no Hospital Regional.

Dentro do Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus, do governador João Doria, o número de leitos de UTI do Hospital Regional passou de 18 para 50, funcionando um bom período para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19 de Piracicaba e da nossa região, ampliando inclusive a contratação de novos profissionais de forma emergencial.

Esperamos 30 anos para conquistar o nosso Hospital Regional e, num período de apenas 36 meses, podemos reafirmar o êxito desse investimento, considerando o maior da área social em nossa região ao longo dos últimos 50 anos. Para mim, foi um orgulho ter participado desde o início de sua articulação até o enfrentamento da segunda da Covid-19.

___

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima