Pedro Mello
O Cerest do município de Piracicaba coordenado pela enfermeira Clarice Ap. Bragantini atua em parceria e colaboração de várias instituições, como o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Saúde do Estado e o Instituto Nacional do Seguro Social. Esse setor integra a Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (Renast) e tem sob sua responsabilidade 15 municípios de abrangência. Uma das principais funções é dar suporte técnico, assessorando no incentivo as ações interinstitucionais na saúde do trabalhador.
Diante dessa parceria do Cerest com o MPT-15, foi realizada, em 2019, uma importante fiscalização pelo Técnico de Segurança do Trabalho Alessandro José N. da Silva em uma empresa no município de Capivari para acompanhar os trabalhadores que estavam expostos ao amianto ou asbesto. As fibras desses minerais, quando aspiradas na respiração e chegam aos pulmões, causam lesões que aumentam o risco de doenças respiratórias graves. Algumas das doenças mais comuns em pessoas expostas ao amianto incluem Asbestose, Câncer de Pulmão e Mesotelioma. Com a vistoria, o técnico constatou a contaminação de alguns funcionários que ficaram expostos ao amianto e autuou a empresa.
Posteriormente, realizamos audiência com a Procuradora do Trabalho do MPT-15 Alvamari C. Tebete e de contra partida, o MPT destinou parte dos valores da autuação ao município de Piracicaba para aquisição de equipamentos para compor a modernização do serviço de radiologia tradicional para um novo sistema digital.
No início de 2020, a Prefeitura do Município de Piracicaba recebeu o valor de R$ 1, 780 milhão do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15) que foi investido na digitalização do sistema de Raios-X das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Central de Ortopedia e Traumatologia (COT). Foram adquiridos detectores digitais, equipamento de Raios-X Portátil, equipamentos de Raios-X Fixo, computadores, impressora e monitor de laudo de alta resolução, equipamentos esses com tecnologia avançada para comportar o novo sistema.
Além da digitalização do serviço de Raios-X, com monitores para laudos, computadores e softwares, a nova tecnologia permitirá a implantação de um sistema de laudo à distância, o que dará muito mais agilidade e assertividade ao trabalho de diagnóstico. Trata-se de um salto de qualidade significativo, uma vez que as imagens de Raios-X do paciente podem ser acessadas pelo médico em tempo real e por outro lado, através de um leitor de QR Code, o paciente poderá ter acesso imediato ao exame pelo próprio celular.
Diante de toda essa tecnologia, a Secretaria Municipal de Saúde teve um suporte de extrema importância que foi do coordenador do Setor Radiológico Igor Siviero à frente da implantação dos Raios-X digitale do coordenador Luís Antonio G. Albino do Setor da Gestão da Informação e Informática para a compra do software e instalação dos aparelhos para que conseguíssemos essa grande conquista para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na segunda quinzena de setembro, todas as unidades de urgência e emergência já estavam com o Sistema de Raios-X Digital. Com esse avanço, a nova tecnologia define uma nova fase para o setor de radiologia da saúde pública em Piracicaba. Tanto para os pacientes quanto para os profissionais médicos, esse sistema facilitará muito nos atendimentos. Estamos com o que há de melhor em tecnologia, nos igualando aos grandes hospitais privados da capital.
Vale ressaltar que todo esse investimento na tecnologia da Rede Pública Municipal não exigiu recursos financeiros do cofre público, apenas com o valor repassado pelo Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15).
_______
Pedro Antonio de Mello, médico especialista em Pneumologia e Alergia Respiratória e ex-secretário Municipal de Saúde de Piracicaba