Hospital São Lucas revela situação alarmante com atendimento de Covid-19

Consumo de oxigênio passou de 40 para 210 cilindros semanais e há 10 dias nenhuma transferência foi liberada para pacientes de São Pedro

Documento elaborado pelo Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, assinado por cinco profissionais da instituição revela dados preocupantes em relação ao atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19.

O relatório aponta que desde o início de 2021 houve aumento do número de casos positivos e casos de maior gravidade e a partir de meados de fevereiro, aumento de internações com a necessidade de atendimento em UTI.

“Desde o dia 1º de março até hoje, dia 17, em oito dias os nossos 10 leitos de UTI atingiram 100% de ocupação. É um número muito preocupante”, disse o prefeito Thiago Silva, que faz acompanhamento diário das internações do hospital.

O documento informa que nos últimos 10 dias nenhuma transferência para pacientes de Covid-19 foi liberada para São Pedro. “Com o aumento de casos em toda a região, iniciaram as nossas dificuldades em transferir pacientes de São Pedro com necessidades de tratamento dialítico ou cardiológico” , aponta o relato.

Em decorrência da alta taxa de ocupação de leitos foram criados mais 4, totalizando 14, que já estão ocupados. “A equipe técnica do hospital e o prefeito decidiram que existia a necessidade de aumentar o número de leitos em 40%”. O atendimento destas novas vagas começou no dia 16 de março. “Os 14 leitos de UTI adulto estão equipados com toda a estrutura necessária, mas não possuímos os equipamentos para a reserva técnica. Os casos estão chegando diariamente com aumento exponencial na UPA de casos moderados que estão evoluindo para grave”

OXIGÊNIO – O aumento no consumo de oxigênio, que passou de 40 para 210 cilindros por semana é outro número que chama a atenção.

O documento cita ainda a dificuldade para abrir novos leitos especialmente em relação a recursos humanos e suprimentos, com alta demanda em todo o país.

O acompanhamento das internações do hospital indica ainda uma mudança no perfil dos internados. Nessa quarta-feira, dos seis pacientes intubados, quatro tem até 50 anos (37, 46, 48 e 50 anos) e outros dois tem 65 e 70 anos.  O paciente internado há mais tempo tem 65 anos e está intubado desde o dia 28 de fevereiro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima