Parceria viabilizará ações ambientais em Águas

Prefeito João Victor Barboza recebeu a equipe do projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” – foto: Divulgação

O bosque municipal e o mini-horto de Águas de São Pedro devem ser utilizados para trabalhos de educação ambiental e para implantação de áreas demonstrativas de reflorestamento. A equipe do projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” visitou na última semana o prefeito João Victor Barboza, que se mostrou aberto às atividades propostas.

Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com patrocínio da Petrobras, o projeto “Corredor Caipira”, executado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), busca implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais em diferentes municípios do interior paulista.

“Águas de São Pedro e os municípios que estão englobados no projeto têm um potencial muito grande para evolução ambiental. As áreas ambientais que nós temos, como o bosque municipal e o mini-horto, têm potencial para que se unam ao projeto na parte de educação ambiental e em outras atividades”, afirma o prefeito.

Em visita aos espaços públicos mencionados, Henrique Campos, um dos coordenadores técnicos do projeto, destacou que o foco das ações no município deve ser a realização de processos de educação ambiental, de forma a utilizar as áreas existentes.

“Há a possibilidade do projeto contribuir com a conservação dessas áreas, que podem servir como áreas demonstrativas, com grande potencial de visibilidade e conservação ambiental, não só para a população local, mas também para moradores de outras cidades por meio do turismo, que é muito forte no município”, diz Campos.

Também coordenador técnico do “Corredor Caipira, Germano Chagas destacou as áreas conhecidas pela equipe do projeto e a parceria com o poder público. “O apoio da prefeitura é muito importante, ao contribuir com a participação da comunidade. Quando nós voltarmos a ter atividades presenciais, o Executivo pode auxiliar com questões de logística e disponibilização de infraestrutura, por exemplo”, explica.

Momento certo – Consultor do município na área ambiental, Dilson Ferreira afirmou que este é o “momento ideal” para a execução das ações propostas. “Recentemente, entreguei um plano diretor de meio ambiente e urbanismo para a cidade e, agora, vou fazer o levantamento de nossas áreas verdes.  O projeto vai contribuir muito com esse processo”, diz.

“As primeiras ações que nós temos que fazer é a conscientização e trabalhar a educação ambiental juntos aos moradores e até mesmo com os visitantes. E, a partir daí, avançar no projeto, no mini-horto e no bosque, e iniciar o trabalho operacional”, pontua Dilson. A expectativa é que, em breve, os coordenadores do projeto e a prefeitura de Águas de São Pedro firmem a parceria formalmente, para início dos trabalhos.

Realização e patrocínio – O projeto é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz  de Queiroz/Universidade de São Paulo).

Aprovado na última Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental, o “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Entre os parceiros, estão comunidades locais, pesquisadores, educadores, empresas, instituições de pesquisas e órgãos ambientais da esfera pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima