As causas espirituais das nossas enfermidades

Alvaro Vargas

 

Sabemos que o nosso estilo de vida tem um efeito significativo em nossa saúde. Uma alimentação regrada, ausência de vícios e estresses, associados a uma existência harmônica com a família e amigos, além de melhorar a nossa qualidade de vida, permite maior longevidade. Mas as enfermidades, quando acontecem, tanto podem estar relacionadas com o nosso estilo de vida, como implicações de natureza espiritual. Várias doenças que afetam a nossa população são reflexos dos efeitos de iniquidades praticadas nas existências passadas, em cujas ações, foram geradas energias negativas, impregnando o nosso corpo espiritual. Ao longo dos séculos, em várias reencarnações, tivemos oportunidades de nos redimirmos, mas nem sempre soubemos aproveitá-las. Como consequência, podemos estar vivenciando um processo de drenagem dessas mazelas morais de nosso perispírito, cujo processo pode gerar enfermidades em nosso corpo físico, necessárias para a “limpeza” e cura de nossa alma imortal.

Além das causas pregressas, o Espiritismo esclarece que interagimos ininterruptamente com o mundo espiritual, e os patógenos existentes no outro plano da vida podem infectar o nosso perispírito, de forma similar ao que ocorre no mundo físico. Devido ao atraso moral de maior parcela de nossa humanidade, a vibração mental é de ordem inferior. Os pensamentos negativos que normalmente são emitidos pelas pessoas criam os bacilos espirituais, que chegam a se agrupar em nuvens compactas em nossa atmosfera, podendo ser atraídos pelos indivíduos de conduta imoral. De acordo com o Espírito André Luiz (Os Mensageiros, Chico Xavier), esses bacilos podem originar várias enfermidades, e felizmente, graças a ação da luz solar, associada ao magnetismo terrestre, essa flora microbiana é eliminada em grande parte; caso contrário, não existiria um só homem na superfície da Terra. Outro fator que nos predispõe à infecção por esses patógenos são os excessos na alimentação, e os vícios, como o uso do álcool e o desregramento sexual (Missionários da Luz, cap. 3, André Luiz e Chico Xavier). Esses desvios de conduta, tanto podem causar várias moléstias já catalogadas pela ciência médica, como gerar um campo magnético de atração para os bacilos espirituais, que ao nos infectar, se multiplicam em nosso corpo, atacando as células de nossos órgãos vitais.

Outro efeito de ordem espiritual que pode impactar a nossa saúde é o processo obsessivo, provocado por Espíritos enfermos. São almas dos indivíduos que tiveram uma existência desregrada aqui na Terra, e regressaram ao mundo espiritual doentes; até que modifiquem o seu comportamento e possam ser resgatados pelos benfeitores espirituais, se aproximam de nós pela afinidade moral. Nessa associação, esses obsessores atuam à semelhança dos vampiros, sugando os fluidos vitais de suas vítimas, enfraquecendo-as, criando uma predisposição para as enfermidades oportunísticas. Além desse efeito deletério do “vampirismo”, nesse processo, o Espírito adoentado pode transmitir os patógenos de que é portador (Memórias de Um Suicida, cap. III, Yvonne Pereira e Camilo Castelo Branco). E, conforme a situação, particularmente quando o indivíduo se permite a uma vida dissoluta, o seu perispírito parcialmente desligado do corpo físico durante o sono, se projeta para as regiões do Umbral, estabelecendo um processo obsessivo de consequências ainda mais sérias para a sua saúde física.

O antídoto contra os bacilos espirituais e espíritos obsessores são os ensinamentos de Jesus; quando vivenciados, são capazes de neutralizar todas essas influências negativas, restabelecendo a nossa saúde mental e física. Com o conhecimento dos postulados espíritas, que é “O Consolador” prometido por Jesus (João 14: 26), o cristianismo redivivo, encontraremos todas as respostas sobre as causas de nossas aflições e como superá-las, nos motivando para a necessária transformação moral, única forma de adquirirmos a paz e a saúde nesta jornada terrena.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima