Empem abre inscrições para cursos de história da música e técnica vocal

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) abre inscrições para dois cursos que compõem a programação cultural do primeiro semestre deste ano. Ambos são ministrados por Antonio Pessotti, professor graduado em música pela Universidade Estadual de Campinas, mestre e doutor em linguística pela mesma instituição.

O primeiro curso é História da Música, onde são apresentadas as diversas culturas antigas e os principais períodos da cultura ocidental. O segundo é sobre Técnica Vocal, com o desenvolvimento de conceitos teóricos e práticos dos princípios do canto popular. De acordo com Pessotti, não é necessário conhecimento prévio para nenhum dos cursos. Os conceitos são explicados de acordo com a evolução do contexto histórico e as técnicas são aplicadas conforme o desenvolvimento do aluno. “Essa proposta metodológica exige apenas disposição e dedicação dos interessados em se aprofundar nos conhecimentos e nas técnicas de performance”, explica.

HISTÓRIA DA MÚSICA 

O curso de História da Música é composto por aulas online, pela plataforma meet.google.com, com certificado após a conclusão e avaliação final de cada Módulo, além da presença em 80% das aulas, que terão início no dia 04 de março, quinta-feira, das 19h30 às 21 horas.

Será dividido em dois módulos, sendo o segundo para o segundo semestre deste ano, uma vez que a duração de cada um deles é de quatro meses. Neste primeiro serão apresentadas as diversas culturas antigas e suas relações com as canções e instrumentos sonoros, bem como a evolução da música no ocidente, abrangendo os períodos Medieval, Gótico, Renascentista e Barroco.

O Módulo II segue com a abordagem dos períodos do Classicismo e Romantismo, com destaque para as práticas do século XX, e termina com a apresentação de uma perspectiva para o século XXI. Nos dois módulos, a abordagem estrutural e a apreciação musical são explicadas com exemplos e análises.

TÉCNICA VOCAL 

O curso de Técnica Vocal é dividido em quatro módulos, de dois meses cada, sendo que os dois primeiros, com início no dia 06/03, abordam aspectos básicos do funcionamento e da produção vocal, com breve introdução à teoria musical. O objetivo é a formação para a performance musical cantada, sendo que todos os módulos estão voltados ao desenvolvimento de conceitos teórico-práticos dos princípios do canto popular.

As aulas presenciais da Técnica Vocal serão aos sábados, das 8h às 9 horas (Módulo 1) e das 9h às 10 horas (Módulo 2), na Escola de Música Maestro Ernst Mahle (EMPEM), rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto. As aulas online serão no mesmo dia, das 11h às 12 horas, inicialmente apenas com o Módulo 1, via plataforma meet.google.com.

Informações: na Empem, à rua Santa Cruz, 1.155, no Bairro Alto. Fone: 19 3422-2464. E-mail: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima