Piracicaba em ritmo para se tornar “Município de Interesse Turístico”

A reunião aconteceu em São Paulo, na Secretaria de Turismo – Crédito: Divulgação/CCS

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, e a diretora de Turismo, Rose Massarutto, participaram de reunião esta semana, na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O objetivo foi discutir possibilidades de impulsionar o turismo local e regional. Participaram da reunião Antonio Serralha, diretor do Departamento de Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico; Eduardo Madeira, diretor de Financiamentos, e Fábio Montanheiro Nascimento, diretor de Gestão Estratégica, Inteligência e Inovação do InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade).

Na oportunidade, foi levantada a possibilidade de Piracicaba ser reconhecida como município de interesse turístico. Entre as vantagens de ser um MIT (Município de Interesse Turístico) está a possibilidade de o município receber recursos do Fundo de Melhorias dos Municípios de Interesse Turístico, para aprimorar o desenvolvimento turístico local.

O secretário diz que a inserção de Piracicaba como município de interesse turístico é uma de suas prioridades. “Nessa reunião em São Paulo nos foi explicado o caminho que precisamos percorrer para que o objetivo seja alcançado. Foi levantada a possibilidade de reclassificação dos 140 municípios que hoje são MIT e estâncias turísticas e algumas delas podem perder o assento. Mas por outro lado existem 25 municípios que estão na lista de espera, para integrarem o MIT”, pontuou.

Guidotti diz que está otimista de que Piracicaba terá resultados positivos, em termos de alavancar o seu turismo, seja pela inclusão no MIT ou por meio de obtenção de financiamentos, alicerçados em projetos assessorados pelo InvestSP. “Vamos aguardar e continuaremos trabalhando para que Piracicaba seja potencializada no ponto de vista turístico”.
Rose Massarutto diz estar muito motivada para mostrar que Piracicaba é uma cidade com todas as condições de ser um município de interesse turístico.

CRITÉRIOS

Para ser um MIT, o município deve preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos. Dois projetos de leis caminham na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Na Assembleia Legislativa, dois projetos apresentados

Há muitos anos, que o Conselho Municipal de Turismo (Comturpi) deseja, e pede, que o Município de Piracicaba seja classificado como de Interesse Turístico. E há uma contribuição de várias pessoas, lideranças, mas ocorreram muitas falhas no pedido, que agora são corrigidas. Há dois projetos na Alesp, de 3 e 5 de fevereiro passados, um do deputado Roberto Morais (CID) e outro da deputada estadual Professora Bebel (PT). E contam com o apoio do deputado Alex de Madureira (PSD).

ROBERTO MORAIS 

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 3 de fevereiro, o projeto de lei de número 29, de 2021, que solicita a inclusão de Piracicaba como Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Estado. O seu projeto já havia sido protocolado em 25 de abril de 2017, porém foi arquivado em 2019, porque o município não apresentou as documentações no prazo determinado. Na ocasião, 120 municípios do Estado conquistaram o reconhecimento que garante repasse de recursos específicos do setor de turismo.

Roberto Morais (CID), projeto apresentado dia 3 de fevereiro – Crédito: Divulgação

PROFESSORA BEBEL 

A proposta de MIT para Piracicaba está no projeto de lei 39/2021, protocolado na Alesp dia 5 passado, atendendo solicitação do Conselho Municipal do Turismo de Piracicaba, que há anos vem trabalhando para que a cidade receba esta classificação.  Bebel conta que o turismo é um forte gerador de emprego e renda à população e que não medirá esforços para que a cidade receba essa classificação. “Toda documentação visando a inclusão de Piracicaba no MIT é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade, composto por representantes do poder público e privado, que foi o responsável por captar e atualizar toda documentação necessária para dar respaldo à propositura protocolada na Alesp.

Professora Bebel (PT), projeto apresentado dia 5 de fevereiro – Crédito: Divulgação

ALEX DE MADUREIRA 

Já o deputado estadual Alex de Madureira (PSD) declarou que está sempre à disposição para servir o povo paulista e, especialmente, os interesses de Piracicaba e Região. “Apoio integralmente a petição de Piracicaba, como Município de Interesse Turístico (MIT), apresentada através dos deputados Professora Bebel e Roberto Morais, e estamos sempre juntos nessa empreitada nos mais altos interesses do desenvolvimento  da cidade e da qualidade de vida do seu povo”, afirma o líder do PSD na Alesp, que também é piracicabano. “Apoio tudo que for de bom para Piracicaba e região”, reafirma o parlamentar.

Deputado Alex de Madureira: apoio aos PLs de MIT para Piracicaba – Crédito: Aldo Guimarães

Seade acompanhará os dados no Estado 

A partir de abril o acompanhamento das atividades econômicas e de empregos no turismo contará com o reforço técnico da Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Fundação Seade). Por meio de um termo de cooperação assinado com a Secretaria de Turismo do Estado, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) terá acesso aos estudos globais, de todo o Estado, aos recortes por região administrativa e por segmento de atividade. Na prática, o turismo fará parte do painel de dados do Seade, assim como a indústria, o comércio e os serviços. Para o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, a iniciativa vai agregar subsídios para a evolução do setor. “Teremos metodologias de cálculo do valor adicionado e indicadores conjunturais para o acompanhamento da atividade”.

COOPERAÇÃO

Já o diretor-adjunto de Metodologia e Produção de Dados da Fundação Seade, Carlos Eduardo Torres Freire, destacou a importância desta cooperação técnica. “O Seade vai analisar a viabilidade, a consistência e a confiabilidade das bases de dados para a construção de indicadores. A produção de informações sobre o Turismo é um projeto estratégico para o Estado de São Paulo”.  O Estado de São Paulo é o líder nacional na movimentação econômica do turismo. É o principal destino, com mais de 44 milhões de viagens – dados pré-pandemia – e também o principal emissor de turistas para os demais estados e o exterior.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima