Musculação: a nova paixão das mulheres

Alunas da academia Top Training falam dos benefícios e das mudanças no estilo de vida com a prática da musculação – Foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira – 

Autoestima lá no céu, perda de peso, resistência, flexibilidade e, principalmente, muito mais disposição para encarar o dia a dia. Esses são alguns dos benefícios relatados por alunas da academia Top Training, em São Pedro, em relação à musculação. Aquele papo de que carregar peso é coisa de homem já virou piada entre as mulheres que escolheram a modalidade esportiva como um estilo de vida.

De acordo com a educadora física Adriana Ferreira, a musculação feita de forma correta, sempre respeitando a individualidade biológica de cada um, e com acompanhamento de um profissional, pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade. “A musculação oferece o fortalecimento muscular, dando mais força e resistência as articulações”, explicou a professora.

Segundo a cabeleireira Regina Meyer, de 53 anos, a modalidade transformou sua vida. “Há 20 anos descobri uma lesão na coluna que poderia me fazer perder os movimentos dos braços. Tive até que usar um colar cervical. O médico disse que eu tinha duas opções: Fazer uma cirurgia ou fazer musculação para fortalecer em volta da hérnia”. A preferência pela musculação não poderia ter sido melhor. “Tudo mudou na minha vida. Me sinto mais jovem, mais disposta, me alimento melhor e raramente fico doente; não quero parar nunca”, disse Regina, que pratica a atividade cinco vezes por semana.

Os benefícios também foram sentidos pela esteticista Waleska Albuquerque, de 42 anos. “Comecei com 38 anos e não pretendo parar nunca mais. Melhorou meu condicionamento físico, minha disposição para trabalhar, tenho menos desânimo, menos estresse, menos fadiga”. A aluna, que pratica a atividade entre cinco a seis vezes por semana, 1h30 por dia, também falou da autoestima. “Sinto que estou maravilhosa!”.

Na vida da empresária Jocelita Francisco, de 47 anos, a musculação surgiu há dois anos. Além de perder peso, melhorar o sistema imunológico e, principalmente, a autoestima, ela notou mais benefícios. “O ambiente de uma academia já é maravilhoso para fazer amizades, mas também notei que tenho muito mais disposição para as tarefas do dia a dia”, analisou Jocelita, que pratica três vezes por semana, por 1h30 por dia, sempre com acompanhamento de um profissional.

 

BENEFÍCIOS – Para professora Adriana e diversos profissionais da Saúde, os benefícios da musculação vão além de um corpo definido. “Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Assim o organismo fica mais eficiente já nos primeiros dias de treino”.

Corpo mais jovem: A partir dos 30 anos, tanto os homens quanto as mulheres começam a perder massa muscular, o que pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora, principalmente em idosos que não praticam atividades físicas. “Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. Além disso, musculação combate a formação de acúmulo de gordura, processo comum depois dos 30 anos que deixa o corpo com aparência de mais velha”.

Proteção dos ossos: Para quem não sabe, os músculos servem como um colete para o esqueleto, e quando a musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. “Além de diminuir as chances de osteoporose, já que nos exercícios intensos há absorção de cálcio pelos ossos, ter músculos mais preparados protege as articulações, o que evita torções e lesões causadas por outros exercícios”.

Coração mais forte: Com os exercícios é possível trabalhar vários grupos musculares, o que também melhora o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. “Além de controlar a pressão sanguinea, combate o colesterol e deixa o coração mais saudável e ativo”. Mais informações: (19) 99682-2913

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima