Apeoesp: Bebel reafirma posição contra o retorno às aulas presenciais

Deputada Bebel, em entrevista à imprensa, ao deixar a audiência pública – Crédito: Divulgação

Ao participar de audiência pública nesta manhã de sexta-feira, 12 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), reafirmou sua posição contrária ao retorno das aulas presenciais tanto na rede pública estadual e municipal, assim como na privada. Para ela, o retorno às aulas presenciais neste momento é precipitado, uma vez que somente álcool em gel e uso de máscaras não irão evitar o contágio dos profissionais da educação e de alunos, uma vez que a aglomeração acaba sendo inevitável, tanto que nas escolas estaduais de São Paulo já foram registrados somente nesta semana quase 300 casos, em função do planejamento presencial e  do retorno às aulas presenciais na rede.

Na audiência, promovida pelos vereadores Rai de Almeida (PT), que preside a Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, e do  vereador  Josef Borges (SD),  perante diversos vereadores, e os secretários municipais de Educação, João Marcos Thomaziello,  e o de Saúde, Filemon Silvano, que foram convocados pela Câmara, a Professora Bebel,  que elogiou a iniciativa, defendeu a manutenção da greve sanitária em defesa da vida, iniciada nesta semana na rede estadual de ensino, e, neste  momento, a manutenção das aulas remotamente. “A greve é contra trabalho presencial e por trabalho remoto, mesmo os professores tendo que trabalhar em dobro, até porque estatísticas mostram que está havendo aprendizagem, sim, dos alunos. Só é preciso dar condições de acesso às aulas aos estudantes”, ressaltou a presidenta da Apeoesp.

Com relação à rede estadual, Bebel também disse que a Apeoesp fez um levantamento estadual e que “a estrutura das escolas é uma piada, e portanto, não é um ambiente seguro”, ressaltando que a entidade elaborou um manual de como devem ser as alas de aula, com ventilação, iluminação adequada, maior número de sanitários, não somente agora, mas isso após também a superação desta pandemia.

Diante de toda esta situação, ela diz que é necessário optar pela vida. “O bom senso é dizer que temos que optar pela vida, que não é termos aglomeração e ampliação da circulação da população, tanto que a maior parte das escolas estaduais o número de alunos tem ficado bastante abaixo do que pretendia o secretario de Educação, Rossieli Soares. Criança tem agilidade, é impossível mantê-las (seguindo os protocolos estabelecidos)”, reafirmou a deputada Professora Bebel. Sobre possíveis problemas psicológicos que podem causar nos estudantes a suspensão das aulas presenciais, Bebel disse que esta situação não é nova, tanto que a Apeoesp há tempo vem defendendo a inclusão de uma equipe multidisciplinar nas escolas para cuidar desta situação, mas que “nesse momento, temos que defender vidas”, insistiu.

1 comentário em “Apeoesp: Bebel reafirma posição contra o retorno às aulas presenciais”

  1. EDILMA DE JESUS VIEIRA

    VEJO PESSOAS, QUE POR NÃO CONSEGUIR FICAR MAIS PROXIMAS DAS FAMILIAS TENTANDO SE LIVRAR DAS RESPONSABILIDADES DE CUIDAR E PROTEGER OS SEUS ENTES QUERIDOS. DEUS PERMITIU QUE TIVESSEMOS MAIS, TEMPO PARA NOS CUIDAR PRESTAR MAIS, ATENÇÃO NOS DETALHES QUE ATÉ ENTÃO POR TANTAS CORRERIAS DA VIDA NÃO FOSTES POSSIVEL AINDA SIM AS PESSOAS MAL SE SUPORTAM AO FICAR SE PROTEGENDO DE ALGO QUE COM ABSOLUTA CERTEZA NÃO É INDO PARA A ESCOLA COM AS CONDIÇÕES QUE DESDE SEMPRE ESTÃO QUE IRÁ TRAZER ALGUM BENEFICIO. UMA COISA EU SEI MUITOS CHORARÃO DEPOIS DE TANTA IGUINORANCIA E QUANDO A CONTA CHEGAR QUEM PAGARÁ UMA VIDA PERDIDA.EM QUALQUER TEMPO NA VIDA PODE-SE RECUPERAR APRENDIZADOS MAIS E UMA VIDA TEM COMO TE-LA DE VOLTA BEM SABEMOS QUE NÃO, O TEMPO PASSA RÁPIDO PARA TODOS SEM ESCESSÃO, MAIS, ALGUNS CISMAM EM ACHAR QUE ´ É BRINCADEIRA QUE PESSOAS ESTÃO INVENTANDO ESTÁ DOENÇA MESMO COM TANTAS MORTES E CONTAMINAÇÕES FICAM FOCANDO EM FORÇAR AS PESSOAS A PROCURAR A MORTE ENQUANTO ISSO, O VIRÙS VAI SE MULTIPLICANDO E MODIFICANDO CRIANDO ASSIM UMA POSSIVEL RESISTENCIA A ENTÃO VACINA QUE EM UM PAIS COMO ESTE SEMPRE ATRASADO EM CUIDAR DA POPULAÇÃO ESTÁ A PASSOS DE TARTARUGAS. ALGUNS COM INTERESSE OBSCUSOS VEM COM HISTÓRIAS PARA TENTAR ACHAR UMA JUSTIFICATIVA ALEGANDO QUE CRIANÇAS FORA DA ESCOLA ESTÁ COM DEPRESSÃO E SE SENTINDO MAL ISSO COM CERTEZA ESTÁ CONTECENDO COM ALGUNS PAIS QUE NÃO VEEM A HORA DE SE LIVRAR DOS PRÓPRIOS FILHOS TRISTE MAIS, REAL NÃO É MELHOR UMA CRIANÇA QUE ESTÁ COM TEDIO VIVA DO QUE UMA CRIANÇA EM OBITO PORQUE POR INSISTENCIA DE MUITOS FORAM PARA ESCOLAS COMO ESTAS SEMPRE ESTEVERAM SÓ AGORA FORAM VER COMO ESTÁ A DESTRUIÇÃO DAS ESCOLAS PARA TRABALHOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E CRIANÇAS COM MUITAS ENFERMIDADES QUE PIORAM COM A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima