Maternidade: Hospital dos Fornecedores implanta Projeto Árvore da Vida

Mãe e filha agora têm uma recordação – Crédito: Divulgação

Imagina você poder levar para casa uma arte da sua placenta, órgão que carregou seu filho durante nove meses?  Agora a maternidade do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana0 de Piracicaba implantou o Projeto Árvore da Vida que tem o objetivo presentear as mamães que fazem parto normal no HFC, com uma arte feita com o carimbo da placenta da mãe. “Cada placenta tem suas peculiaridades, cada uma é única. A nossa equipe teve a ideia de implantar esse projeto e oferecer essa lembrança para as mães”, disse o presidente do HFC, José Coral.

A placenta é conhecida como a Árvore da Vida, é dentro desse órgão que o bebê se desenvolve e recebe nutrição durante a gestação. O formato dela, cheio de ramificações, lembra uma árvore e o cordão umbilical simboliza o tronco. “O HFC elaborou uma folha de papel personalizada, em que são colocadas todas as informações do parto e do bebê. Depois a placenta é colocada sobre esse papel, como se fosse um carimbo, para conseguir marcar o formato da placenta”, explicou a obstetriz do HFC, Rayssa Roberta de Carvalho.

Depois de seca, a folha carimbada é entregue a mãe que pode emoldurar e guardar essa recordação da experiência materna. Mãe de primeira viagem, a Suellen Garcia Vieira hoje carrega nos braços a pequena Catarina, sua primogênita que chegou hoje com 3,60 kg. Ela ganhou a arte feita da placenta e ficou surpresa com a lembrança. “Assim que chegar em casa vou emoldurar essa arte, é o formato da minha placenta, onde meu filho ficou durante os nove meses. Essa árvore, como chamam aqui no HFC, nutriu meu filho durante toda a minha gestação. Uma arte cheia de significados como evolução, desenvolvimento, amadurecimento e a construção da minha família. Eu amei essa recordação”, disse a mãe.

 

1 comentário em “Maternidade: Hospital dos Fornecedores implanta Projeto Árvore da Vida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima