“O SUS é a maior conquista dos brasileiros”

Vilson Ferreira Dornelles: “Em defesa da vida, vacina já” – Crédito: Divulgação

O médico Vilson Ferreira Dornelles, clinico geral, vive a Medicina há mais de 40 anos e tem experiência na área. Nesta entrevista, de maneira prática, Dornelles explica a importância do SUS (Serviço Único de Saúde) para os brasileiros e, ao mesmo tempo, alerta sobre a Covid-19, já que, em Piracicaba, vários profissionais da área perderam a vida trabalhando no combate ao vírus.

Como tem sido enfrentar a pandemia na linha de frente?
O enfrentamento da pandemia tem causado tensão e medo. Em Piracicaba, dezenas de profissionais já se infectaram e lamentavelmente alguns colegas perderam a vida trabalhando no combate ao vírus.

Na sua avaliação o Governo do Estado tem acertado no combate à Covid-19?

O Governo do Estado tem acertado no essencial, orientando o distanciamento social e organizando o Plano São Paulo. Quanto às medidas restritivas para abertura de comércio e serviços, bastante criticadas pelos setores da economia, também considero acertadas. Estudo da OMS revelou que a economia foi menos atingida nos países que adotaram medidas mais enérgicas em defesa da vida e de combate `a circulação do vírus, pois puderam retornar às atividades econômicas mais rapidamente.

Existe tratamento precoce para a Covid-19?
Não existe tratamento precoce para Covid-19. Estes medicamentos propagados, cloroquina, ivermectina e azitromicina não só não fazem bem, como podem potencializar os problemas causado pela Covid-19.

O Governo Federal tem incentivado há meses esse suposto tratamento, agora o prefeito de Piracicaba Luciano Almeida aderiu, mesmo sem comprovação científica, qual sua opinião?
No início da pandemia era compreensível que se buscasse medicamentos para tratar a Covid-19. Depois de centenas de estudos, chegou-se à conclusão que não existe nenhum medicamento eficaz. Insistir em qualquer medicação inóqua não contribui para o controle da pandemia, inclusive porque cria uma falsa ilusão de tratamento e leva a um afrouxamento nos cuidados essenciais, como distanciamento social, uso de máscaras e higiene.

O SUS é um modelo internacional de Saúde Pública, privatizar ou investir?
O SUS é a maior conquista dos brasileiros. Vem sofrendo há décadas com subfinanciamento. O orçamento para o SUS proposto pelo governo para 2021 de R$ 123 bi está defasado em R$ 40 bilhões. Não estão previstos no orçamento, por exemplo, os gastos com a vacinação da Covid-19. De acordo com o artigo 196 da Constituição Cidadã, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Investimentos são necessários para que o SUS cumpra o que está definido na Carta Magna. A privatização pressupõe lucro e não garant o acesso igualitário e universal à saúde.

Quando se formou e a quanto tempo atua na área?
Formei-me em 1976, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Fiz especialização em Saúde Pública pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sempre atuei no serviço público.

Quais recomendações o senhor dá para os piracicabanos?
Recomendo que continuemos com as medidas de prevenção já bastante difundidas, máscaras, lavar as mãos e distanciamento social, mesmo agora com a chegada da vacina que graças à ciência foi desenvolvida em tempo recorde. Recomendo que todos tomem a vacina assim que seja possível, pois só ela traz a esperança de dias melhores. Em defesa da vida, vacina já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima