Dia 24 de janeiro: Desafios no Dia Nacional dos Aposentados

Luiz Carlos Motta

Neste dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados. Tenho trabalhado tanto nas instituições que presido como no Congresso Nacional para proteger os seus direitos, constantemente ameaçados. Muitos aposentados são arrimos de família com filhos e netos vítimas do desemprego e sem renda.

O número de aposentados no Brasil tem crescido significativamente. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2019 o Brasil somava o número de 30,7 milhões de aposentados. Nos sete anos anteriores o aumento foi de 19%. Em 2020, mesmo com a pandemia, foi o ano com maiores taxas de aposentadorias concedidas desde 2017. Em média, o aumento foi de 4% em relação a 2019, segundo informou o INSS.

A conta não fecha

Os aposentados representam uma grande força para a economia. O IBGE mostrou que, em média, aposentadoria e pensão representam 20,5% dos rendimentos da população brasileira. Essa é a análise fria dos números. Mas individualmente a situação é preocupante. Ainda há muito a ser feito para diminuir o sofrimento dos aposentados e pensionistas que enfrentam inúmeras dificuldades para viver com o que recebem da Previdência.

Os desafios são enormes. Os brasileiros estão vivendo mais e é necessário ter mais emprego para que os que estão na ativa garantam com os impostos pagos a remuneração dos que se aposentam. Mas o desemprego crescente e a queda no poder aquisitivo comprometem esse equilíbrio. E a conta não fecha.

É preciso garantir saúde, entretenimento e aposentadoria digna para os que dedicaram praticamente uma vida inteira de trabalho. Observo ainda que a burocracia para se aposentar impede milhares de trabalhadores de terem acesso aos direitos garantidos pela Constituição.

Aproveito esta data para parabenizar esses valorosos aposentados brasileiros e, também aos milhões deles que continuam trabalhando ou fazendo bicos para sustentar suas famílias. Eles merecem o permanente respeito de todos nós!!!

______

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Deputado Federal (PL/SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima