Bullying – Quem é a vítima? (IV)

Crianças retraídas, com autoestima baixa, com dificuldade de reação costumam ser alvo de bullying. Por não reagirem ocorre a repetição típica de bullying que tende a cessar quando a criança busca ajuda.

A vítima pode apresentar particularidades físicas, assim como aspectos culturais, étnicos, religiosos, etc., motivadores para o praticante de bullying. Um aluno transferido de outra escola ou uma menina bonita pode sofrer perseguição de colegas, afirma Guilherme Schelb (Mestre em Direito Constitucional e especialista em segurança pública).

Em certos casos o bullying ocorre quando um grupo (ou uma pessoa) se sente ameaçado por outra pessoa (vítima); ocorre também como demonstração de poder ou suposta superioridade daquele(s) que o pratica(m). No exemplo da menina bonita, sua beleza ameaça às demais que passam a persegui-la como tentativa eliminar a ameaça.

A vítima pode passar a ter medo ou vergonha de voltar à escola, ter seu rendimento escolar reduzido ou até abandonar a escola.

Paraa pesquisadora da UnicampLuciene Tognetta as vítimas concordam com a agressão ao dizeremcoisas como “se sou gorda, por que dizer o contrário?”

Para não mostrar covardia ou ao percebera impunidade de seu agressor, a vítima pode voltar sua agressividade a alguém mais indefeso, tornando-se alvo e agressor.

 

___

“Nos sonhos envergamos a semelhança com aquele homem mais universal, verdadeiro e eterno que habita na escuridão da noite primordial”.(Sigmund Freud) 

___

 

Sou bissexual econheci um cara faz pouco tempo. Ele foi o primeiro homem que saí e me apaixonei por ele,mas só fala para deixar rolar, deixar acontecer, mas o que eu vejo é que ele não quer, mas não diz isso! Será que ele está me usando, brincando com meus sentimentos? Preciso parar de correr atrás.

Adão, 21.

 

Meu amigo, as dúvidas que levanta em sua questão não são exclusivas de relacionamentos como o seu. Ocorre com quem está amando, apaixonado, se envolvendo. Nossas expectativas quase nuca são correspondidas no mesmo grau e intensidade que investimos no ser amado. Essa defasagem tanto qualitativa quanto quantitativa pode nos levar à idéia de não correspondência, mas isso é uma hipótese.

Com sua idade e na sociedade atual a sexualidade humana está sem norte, sem fixação num objetivo claro e definido. Então talvez o fato de se apresentar como bissexual não seja definitivo em sua vida. Pode sim ser uma opção, mas a homossexualidade ou heterossexualidade explícita na questão não está clara a você, é o que me parece.

Mas voltando, da mesma forma que sua sexualidade pode estar em pleno processo de delineamento, os sentimentos dessa pessoa citada também podem estar confusos a ela e não saber o que realmente quer da vida, e consigo mesmo.

O fato é um só: ter claro o que deseja em sua vida é primordial. Sem isso pode sempre ficar à mercê de situações como essa.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima