Novos filmes: Terror russo e Pinóquio em filme live-action

Gepeto e Pinóquio no filme que dá vida ao boneco de madeira – Crédito: Divulgação

ANTÔNIO TOLEDO

Os dois novos filmes que estreiam hoje nas telonas da cidade chegam da Rússia e da Itália, coisa rara por aqui. O primeiro é “Estranho Passageiro”, que mescla ficção-científica com terror bem ao estilo do cult “Alien”. O segundo é “Pinóquio”, uma fantasia que mostra o famoso bonequinho narigudo de madeira do velho Gepeto, virando um menino de verdade graças a uma versão live-action.
SPUTNIK

Nome de uma discutida vacina russa, Sputnik é também o título original do filme “Estranho Passageiro”, uma produção russa que mescla ficção-científica com terror no cenário da União Soviética dos anos 80, com uma história similar à do cultuado filme americano “Alien – O Oitavo Passageiro”, clássico lançado em 1979.
Primeiro longa-metragem do diretor Egor Abramenko, o filme é inspirado no curta-metragem “O Passageiro” (2017), também dirigido por Abramenko. Ambientada nos anos 80, conta uma história de bastidores da União Soviética, com viagens espaciais secretas e instalações militares mais secretas ainda. Em meio a tensão do auge da Guerra Fria em 1983, é descoberta uma cena terrível no local de pouso da espaçonave Orbit-4. O comandante da embarcação, único sobrevivente de um enigmático acidente espacial, não voltou para casa sozinho. Hospedada em seu corpo, vive uma perigosa e assustadora criatura alienígena que se manifesta somente à noite, aterrorizando toda a equipe da Terra. No entanto, enquanto os militares do alto escalão desejam acabar com a vida do astronauta para se livrar desse mal, uma jovem médica lutará até o fim para manter vivo o corajoso homem hospedeiro. Filmado em Moscou, o filme recebeu boas críticas da imprensa internacional. O elenco, completamente desconhecido entre nós, tem Pyotr Fyodorov como o infeliz astronauta hospedeiro e Oksana Akinshina com a médica que tenta salvá-lo.
PINÓQUIO

Quando se fala em Pinóquio, vem na memória a clássica animação de Walt Disney de 1940, uma obra-prima que encantou gerações ao redor do mundo. Agora as aventuras do famoso bonequinho narigudo de madeira volta ao cinema numa versão live-action em produção italiana dirigida por Matteo Garrone.
Segundo a sinopse, o filme mostra a verdade sombria por trás do clássico que encantou gerações. Baseado no romance “As Aventuras de Pinóquio”, publicado por Carlo Collodi em 1883, mostra Pinóquio ganhando vida com o sonho do marceneiro Gepetto que queria seu boneco transformado em um menino de verdade. Desejo atendido pela Fada Azul, o ingênuo Pinóquio é facilmente desviado, embarca em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, o que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.Exibido no Festival de Berlim de 2020, o filme foi bem recebido pelos críticos. Um deles escreveu: “Um filme visualmente deslumbrante que prova que alguns contos realmente são atemporais”. Nos papéis centrais estão Roberto benigni (do ótimo A Vida é Bela”) como Gepeto e o ator infantil Federico Lelapi como Pinóquio.

____________

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima