Dermocosmético: confira os benefícios da vitamina C para a saúde da pele

Euryale® C é a mais nova vitamina C desenvolvida com inteligência artificial – Crédito: Banco de Imagens/Andrea Piacquadio

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ingeridas por meio da alimentação ou suplementadas, elas promovem inúmeros benefícios, inclusive para a saúde e beleza da pele, especialmente quando aplicada diretamente na superfície cutânea.
Euryale® C, da farmacêutica brasileira TheraSkin, é a mais nova vitamina C desenvolvida com inteligência artificial. Com fórmula inédita, o produto tem a concentração de 10% de ácido ascórbico puro na composição, combinado com vitamina E, ácido hialurônico e topicaroteno, promovendo uma ação antienvelhecimento em uma embalagem inovadora, pensada para impedir o contato do produto com o oxigênio e outros fatores externos que promovem a oxidação. Euryale® C pode ser encontrado nas principais redes de farmácia, e-commerce e lojas de dermocosméticos do Brasil.
Antonio Gomes Neto, médico dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que muitas delas são responsáveis pela síntese e regeneração celular, como é o caso do ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C. “É um ingrediente dermocosmético aliado à rotina diária de cuidados com a pele, muito encontrado no mercado e recomendado por médicos dermatologistas. Porém, há muitas dúvidas sobre sua ação e é extremamente importante conhecer as propriedades e estar alerta quanto à qualidade e à preservação deste produto”, detalha.
Para esclarecer alguns receios dos consumidores, o especialista elenca verdades sobre a vitamina C, para que seu uso seja adequado e consciente. Confira algumas:
É UM PODEROSO ANTIOXIDANTE

As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular. O uso da vitamina C no rosto, pescoço e colo retarda a degradação do tecido cutâneo, prevenindo e amenizando as rugas e as linhas de expressão. Há produtos no mercado com concentrações altas de ácido ascórbico puro, tornando os efeitos ainda mais evidentes. Como existem muitas opções, hoje em dia, aconselho meus pacientes a lerem o rótulo e não escolherem unicamente pela marca ou pelo preço.
POTENCIALIZA A AÇÃO DO PROTETOR 

A recomendação do uso diário de protetor solar não é uma novidade. Ele é essencial para proteger a pele dos raios UVA e UVB, prevenindo contra o câncer de pele, manchas e envelhecimento cutâneo precoce. Porém, combinar a aplicação com vitamina C vai promover uma ação ainda mais ampla de fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar, responsável por gerar os radicais livres. A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar.
DEIXA A PELE MAIS VIÇOSA

O ácido ascórbico também promove a iluminação natural da pele. Desde as primeiras aplicações do ingrediente é possível notar o brilho saudável na pele. Alguns produtos no mercado têm textura de sérum. Eles são opções incríveis para uniformizar, proteger e dar o viço adequado à pele. E, para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize-o antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer.
ESTIMULA A FORMAÇÃO DE COLÁGENO 

A vitamina C age diretamente na formação de colágeno, uma proteína fabricada pelo corpo humano. Porém, na terceira década de vida inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos. Realizando aplicações do produto localmente, a ação estimula a produção natural, promovendo mais elasticidade da pele e prevenindo o envelhecimento cutâneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima