Humor gráfico: Érico San Juan completa 30 anos de trajetória

Caricatura João Carlos Martins, de autoria de Érico San Juan – Crédito: Divulgação

Do papel ao digital, Érico San Juan, 45, celebra a continuidade de seus quadrinhos e caricaturas, driblando os desafios de se executar a linguagem do humor gráfico num tempo em que, de acordo com ele, o “politicamente correto teima em impor sua incômoda presença”. A trajetória de San Juan começou em 15 de janeiro de 1991, quando o piracicabano entrou pela primeira vez na redação do Jornal de Piracicaba, com a tarefa de fazer as capas, ilustrações internas e quadrinhos do suplemento infantil. “Tinha acabado de completar 15 anos de idade, no dia 3 de janeiro”, conta.
Três décadas depois, o ilustrador e caricaturista, designer gráfico graduado pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e radialista pelo Senac celebra seu aniversário de carreira. Segundo ele, os desafios na criação de caricaturas, quadrinhos, ilustrações, charges, cartuns para jornais, revistas, livros e internet são realizados não mais com lápis, nanquim e papel, mas com mouse e no monitor do computador. Os principais trabalhos, no entanto, foram criados e divulgados inicialmente nos suportes tradicionais.
O personagem de quadrinhos Dito, o Bendito, surgido em 1993 e publicado na A Tribuna Piracicabana, saiu em outros jornais do interior paulista, teve dois livros com suas tiras pela editora Marca de Fantasia, passeou pelas páginas de um livro didático da editora Saraiva, além de ganhar exposição própria na Câmara de Vereadores de Piracicaba, em 1995, e na Biblioteca Zink em Campinas em 2018.
Já as caricaturas do autor começaram ao vivo, num evento em São José do Rio Preto, em 1995. A partir de 2007, o desenhista decidiu focar sua carreira nesse tipo de trabalho, aproveitando as facilidades de interação na internet para divulgar seus desenhos em todo o País.
CARICATURAS

O desenhista teve caricaturas selecionadas e premiadas em diversos salões de humor, sendo convidado para expor nas três edições da Bienal Internacional da Caricatura, no Rio de Janeiro. Reuniu seus trabalhos para concursos e mostras na exposição itinerante “Caricaturas de Salão”, percorrendo 19 espaços em cinco cidades do interior paulista, de setembro de 2018 a fevereiro de 2020. E criou o jornal de humor Caricaras, no qual deixava um grande espaço em branco na capa para desenhar as caricaturas de quem o adquirisse nos lançamentos. Não à toa, o slogan assim declarava: “Um jornal que é a sua cara”.
TRAJETÓRIA

O balanço em números da trajetória mostra o quanto tem sido produtiva. São 26 livros com trabalhos publicados, 62 participações em exposições coletivas e individuais, 5 vezes selecionado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 2 vezes jurado de seleção no evento, mais de 10 mil caricaturas ao vivo criadas em eventos presenciais para empresas. Um dos trabalhos recentes de San Juan teve como suporte a internet e os podcasts. Após a criação das ilustrações do livro 45 do Primeiro Tempo, best-seller do jornalista Patrick Santos, o piracicabano criou as caricaturas dos convidados do podcast homônimo do livro, realizado pelo autor nas plataformas digitais da rádio Jovem Pan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima