Bebel participa de encontro para a retomada do movimento estudantil na cidade

No encontro, foi discutida a importância da organização dos estudantes – Crédito: Divulgação

Um grupo de estudantes do ensino público de Piracicaba e região quer a retomada do movimento estudantil na cidade, com a finalidade de ampliar a luta pela melhoria da qualidade do ensino e a educação libertadora, além de contribuir para fortalecimento da interação dos estudantes. Esse foi o tema abordado em encontro com a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), na segunda (11), na subsede Apeoesp, em Piracicaba, quando cada um falou da sua experiência e das expectativas com o objetivo traçado.
No encontro, a deputada Professora Bebel fez uma retrospectiva do movimento estudantil na cidade e destacou a importância da união dos grêmios estudantis, como porta-vozes dos estudantes. “Fico imensamente feliz com esta participação dos jovens em procurar se organizar, visando nos ajudar a defender e fortalecer o ensino público, que sem dúvida alguma, tem muita qualidade, mas que pode ser melhorado com a participação de toda comunidade escolar. No encontro, também destaquei a importância de defendermos, nesse momento, em que enfrentamos a pandemia do coronavírus, a preservação da vida. Por isso, falei da nossa luta e da necessidade de garantir a inclusão dos profissionais da educação na primeira fase da vacinação contra a covid-19”, diz Bebel.
De acordo com Tiago Fainer, presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba, a cidade conta atualmente com 54 grêmios, que desenvolvem importante trabalho nas escolas de defesa dos interesses dos estudantes, visando sempre a melhoria permanente da escola pública. Durante o encontro, inclusive, a deputada Professora Bebel, que é presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo, fez a entrega dos certificados pelo desempenho de cada grêmio na I Feira de Profissões dos Grêmios Estudantis, realizado em setembro de 2020, de forma virtual. O professor André Calazans também participou da entrega dos certificados. “Sem dúvida, tivemos que nos adaptarmos a essa nova realidade e possibilitar que cada grêmio pudesse viabilizar a participação dos estudantes nesse evento”, destaca Tiago Fainer.
A estudante Rebeca Rabello, do Grêmio da EE. João Chiarini, ressaltou o orgulho em representar os grêmios de Piracicaba na feira de profissões. Em suas redes sociais, a estudantes relatou a importância do evento. “Medo, frio na barriga, mão tremendo, mas assim que estávamos ao vivo eu me sentia completa! Essa feira me deu a oportunidade de conhecer estudantes e profissionais maravilhosos, em especial dois estudantes que eu admiro muito e sou uma grande fã: Manuela Settem e Tiago Fainer. Com eles vi o quão forte somos quando nos juntamos e vamos à luta! Sinto meu coração bater mais forte por representar todos os alunos da minha escola e por dar voz ao Grêmios de Piracicaba…”, escreveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima