Bootcamp de programação: Laboratória abre inscrições para mulheres

Juliana Souza, aluna da 5ª geração da Laboratória no Brasil, programando durante o bootcamp remoto – Crédito: Laboratória

Mais do que nunca, as mulheres precisam de incentivos e oportunidades para seguir trabalhando. É o que mostra um estudo recente publicado pela McKinsey que afirma que, embora as mulheres representem globalmente 39% da força de trabalho, 54% das perdas de emprego devido à pandemia são delas.
A Laboratória atua com o objetivo de garantir mais diversidade no mundo tech e, para isso, acaba de abrir as inscrições para um bootcamp de seis meses exclusivo para mulheres e com foco em empregabilidade na área de programação. Mais de 200 alunas já se formaram no Brasil e 94% delas estão trabalhando em posições de tecnologia. Na contramão da crise, 100% das estudantes da última turma conseguiram emprego na área.
O curso, que começará em maio de 2021, será remoto e a frequência das alunas é obrigatória. Para poder participar, a mulher precisa ter disponibilidade de frequentar as aulas cinco vezes por semana, de segunda a sexta, no período da tarde.
“Como a Laboratória é uma organização de impacto que conta com o apoio de grandes parceiros desde seu início, como o Google.org, propiciamos uma formação de excelente qualidade e preparamos nossas estudantes tanto em hard como em soft skills sem que elas paguem nada durante o bootcamp. Não queremos que a falta de oportunidade seja uma barreira para as mulheres ingressarem no mundo tech”, afirma Regina Acher, cofundadora da Laboratória no Brasil. As alunas não pagam nada durante o curso e, depois de empregadas, devolvem um percentual de 15% do salário por até dois anos.
O bootcamp prepara as alunas para se tornarem desenvolvedoras front-end e, para ingressar, não é necessário conhecimento prévio na área. Nos últimos seis anos, cerca de 1.800 mulheres se formaram na Laboratória em cinco países da América Latina e a maioria delas pôde iniciar uma promissora e exitosa carreira em tecnologia.
“Além de todo aprendizado técnico, o bootcamp me ensina a acreditar no meu potencial e a apoiar outras mulheres que precisam e que querem trilhar o caminho da tecnologia”, conta Juliana Almeida de Souza, aluna da quinta geração da Laboratória no Brasil.
No final do curso, a organização conecta as mulheres com as empresas por meio de um hackathon exclusivo. As inscrições da etapa on-line do processo seletivo vão até dia 21 de março e, para se inscrever, basta acessar o site https://selecao.laboratoria.la/
Critérios de seleção: apresentar-se e identificar-se como mulher; ter no mínimo 18 anos ou 18 anos completos ao final do bootcamp; ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; não estar cursando uma universidade durante o bootcamp, já que a formação requer dedicação integral; ter disponibilidade para frequentar as aulas 5 horas por dia (no período da tarde), 5 vezes por semana, durante 6 meses. As aulas serão remotas.
LABORATÓRIA 

A Laboratória é uma organização que acredita no potencial e no talento de milhões de mulheres da América Latina. Aqui, temos a convicção de que é possível transformar a vida e construir um futuro melhor. Por isso, oferecemos um programa de alta qualidade para que mulheres possam ter uma promissora carreira no mundo digital. Nos últimos 6 anos, cerca de 1.800 mulheres se formaram na Laboratória como programadoras front-end. Mais de 94% de nossas alunas no Brasil foram contratadas. Instagram: https://www.instagram.com/laboratoria_br/. Facebook: https://www.facebook.com/Laboratoriabr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima