Existe alguma semelhança entre o Espiritismo, o Hinduísmo e o Budismo?

Alvaro Vargas

 

O Espiritismo, o Hinduísmo e o Budismo apresentam alguns pontos em comum, mas possuem características próprias. O Hinduísmo,é a terceira religião em número de adeptos no mundo,e possui 900 milhões de seguidores (80% da população da índia).Conhecida há6.000 anos, não possui um fundador específico. Seus livros sagrados são os antigos textos dos Vedas. Admite a existência de 330 milhões de deuses, e um “Deus” supremo (Brahma), impessoal, que existe em três formas distintas (semelhante ao dogma da Santíssima Trindade da igreja Católica Romana). A maioria de seus seguidores acreditam no sistema de “castas”, no qual, cada grupo evolui dentro de sua estratificação social.Aceita a reencarnação como necessidade para a evolução espiritual. Assume, que embora alma seja criada perfeita,ao reencarnar, torna-se impura e necessita evoluir. A reencarnação se processa de acordo com o “Carma”, no qual vivenciamos os efeitos das ações praticadas nas existências pregressas. Admite a alternância do sexo nas reencarnações e a metempsicose (reencarnar na forma animal ou vegetal) como expiação pelas faltas praticadas nas existências anteriores. Não esclareceo que ocorre com os espíritos na erraticidade (antes de reencarnar).Admite a comunicação com os espíritos, mas nãoexplicacomo esse processo ocorre.

O Budismo é a quarta religião no mundo em número de adeptos, com 376 milhões de seguidores. Fundada pelo príncipe hindu, Sidarta Gautama (Buda), no século VI a.C.,ensina como superar o sofrimento e atingir o “Nirvana” (estado total de paz e plenitude), por meio da disciplina mental e vida correta. Aceita a reencarnação e a metempsicose, mas acredita que o espírito após a morte física, retorna à “fonte de vida” (não acredita em almas individualizadasapós a morte). Não aceita Deuscomoum ser não criado e imortal, criador e controlador de tudo o que existe,conforme as demais religiões, nem a comunicação com o mundo espiritual. Creem na lei do “Carma”, baseada nas “Quatro Grandes Verdades”:a vida é repleta de sofrimento;o sofrimento é causado por apego as ilusões;é possível, pela iluminação, libertar-se do sofrimento causado pelas ilusões e, através de uma vida correta, alcançamos a iluminação.

O Espiritismo, diferente das religiões institucionalizadas, não possui o formato de igreja e autoridades religiosas do tipo sacerdotal; a suadivulgação se processa apenasde forma voluntária. Sugere que a fé necessita ser fortalecida através do raciocínio, e confirma a existência de Deus, nosso criador, justo e bom. Explica a pluralidade de nossas existências e que fomos criados simples e ignorantes,e não perdemos a nossa individualidade após a morte. Evoluímos continuamente no aspecto intelectual e moral, até nos tornamos espíritos puros, quando prescindimos da reencarnação. O espírito nunca retrograda; esse postulado diferedo Hinduísmo e Budismo, que admitem a reencarnação em plantas e em animais inferiores. A justiça divina se faz através da lei de “causa e efeito”, em que o exercício de nosso “livre arbítrio” (limitado), permite corrigir as nossas ações impróprias, ao colhermos os resultados das ações praticadas, nesta enas reencarnações subsequentes, que podem variar tanto no aspecto sexual como étnico (mas sem a discriminação de castas, conforme o Hinduísmo). Admite a comunicação com os espíritos desencarnados (através de médiuns). No Brasil, os espíritas representam 2,0% da população (3,8 milhões de adeptos declarados), e 30 milhões de simpatizantes. Entre 2000 e 2010, o número de espíritas no país cresceu 65% (IBGE).Sem desmerecer o Hinduísmo e o Budismo, que cumprem a missão de esclarecer os seus seguidores, o Espiritismo, por ser uma doutrina filosófica e científica, de consequências morais, livre de rituais e dogmas, é a mais eletiva para o homem do século atual.

_____

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

 

12 comentários em “Existe alguma semelhança entre o Espiritismo, o Hinduísmo e o Budismo?”

  1. Triste o final do texto. Precisa viajar e conhecer o oriente, assim como Divaldo fez ao visitar a India.
    Muito das críticas ao movimento espírita kardecista vem dessa visão egocêntrica.

    1. Boa tarde, então queria tirar essa dúvida,sou kardecista mas simpatizo com hinduísmo( Ganesha), posso crer nas duas filosofias? Pq me identifico muito com os mantras me trazem paz, li a respeito, será o terceiro olho abrindo? Daí tbm aceito os reikianos das curs atravez das pedras e funciona, será que estou fazendo confusao? So sei que todas levam a prática do bem. Então, me ajude!🙏🏻

      1. O propósito das diferentes religiões é o mesmo: ajudar o ser humano a evoluir sempre, em direção ao bem, ao amor e à paz. Deus é amor. Somos seres complexos e diversos. Cada pessoa alcança a compreensão do caminho por meio da linguagem que melhor toca sua alma. Já dizia Jesus “quem não é contra nós, é por nós”. Se o fruto é bom, significa que a árvore de onde ele vem, também é boa.

  2. Texto legal. Mas a última frase foi justamente o que me afastou do espiritismo. Uma doutrina que hoje só tem força no Brasil, precisa pelo menos sobreviver por um milênio para ter condição de fazer contestações as tradições espirituais milenares.

  3. Luciano Alberto de Castro

    A maioria das pessoas ainda não entendeu que o Espiritismo não é uma religião, e sim uma filosofia, uma forma de pensar e exercer a existência. Quando o autor escreveu “é a mais eletiva para o homem do século atual”, ele não estava sendo prepotente, ele quis dizer que os princípios do Espiritismo podem ser aplicados a qualquer religião. Para o Espiritismo, não importa se a pessoa é católica, evangélica, judeu, hinduísta, budista ou muçulmano ou ateu, o que importa são as suas ações a serviço do outro, a humildade, a justiça e a caridade como princípio. O Espiritismo não tem igreja, nem líder sacerdotal, baseia-se nos ensinamentos de Jesus Cristo, o espírito mais elevado que pisou na Terra. Assim como Paulo de Tarso, o Espiritismo quer que o ensino de Jesus chegue a todas pessoas do planetas. É incrível como muitos princípios do Hinduísmo e Budismo estão também no Espiritismo, e isso acontece porque os espíritos passaram as mesmas informações do mundo espiritual aos hindus e aos budistas. A diferença é que, no Espiritismo, os ensinamentos de espíritos elevados foram sistematizados e organizados por Kardec nos seus 5 livros básicos. Na minha opinião, o que falta ao Hinduísmo e Budismo é Jesus ( inclusive o próprio Dalai Lama tem um livro sobre Jesus Cristo). Paz e Luz a todos!

    1. Parabéns pela comparação do autor. Não é fácil definir uma doutrina em tão poucas palavras. E ainda contar com as críticas de quem não se aprofundou no conhecimento da essência a que se propõe o Espiritismo. De que adianta tradições espirituais milenares se o ser humano ainda rasteja no que diz respeito a sua maturidade moral. Não há menosprezo de outras religiões, quando o sentido da colocação final é chamar nossa atenção para dizer que o avanço intelectual humano é hoje suficiente para compreender e discernir o que realmente importa para seres espirituais em evolução que. Importante destacar que ele disse ‘eletivo’ e não ‘seletivo’ o que, sim, ensejaria prepotência por parte do Espiritismo e, ao se estudar a doutrina, vê -se que não é esse o seu propósito.

  4. Piada né, ainda vem querer menosprezar outras religiões! O que tem de filosófico e científico kkk no espiritismo? É igual qualquer outra religião, e o pior; se pensarmos de forma racional, a dos índios ( algumas tribos ) é mais sabão. Deus é a natureza.

      1. Parabéns pela comparação do autor. Não é fácil definir uma doutrina em tão poucas palavras. E ainda contar com as críticas de quem não se aprofundou no conhecimento da essência a que se propõe o Espiritismo. De que adianta tradições espirituais milenares se o ser humano ainda rasteja no que diz respeito a sua maturidade moral. Não há menosprezo de outras religiões, quando o sentido da colocação final é chamar nossa atenção para dizer que o avanço intelectual humano é hoje suficiente para compreender e discernir o que realmente importa para seres espirituais em evolução que somos. Importante destacar que ele disse ‘eletivo’ e não ‘seletivo’ o que, sim, ensejaria prepotência por parte do Espiritismo e, ao se estudar a doutrina, vê -se que não é esse o seu propósito.

    1. O Espiritismo e o Consolador prometido por Jesus!Infelizmente Muinta gente se põe a criticar sem ter estudado nada a respeito,pura ignorância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima