Câmara de Vereadores: devido à pandemia, definidas regras rígidas para a posse

acesso ao prédio principal será liberado apenas para pessoas previamente cadastradas – Crédito: Fabrice Desmonts

Acontece neste dia 1º de janeiro (sexta), conforme previsto no Regimento Interno, a sessão de posse dos 23 vereadores para a 18ª Legislatura da Câmara de Vereadores e para prefeito e vice-prefeito, todos para o quadriênio 2021/2024. Diferente de outros anos, neste, a pandemia do coronavírus – cujos números indicam o crescimento de infectados – obrigou o presidente da Mesa Diretora, Gilmar Rotta (CID), a definir regras rígidas para solenidade, que tem início às 10 horas, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
As regras rígidas tiveram como base a avaliação da Vigilância Epidemiológica que, no início da pandemia, determinou o limite máximo de pessoas nos espaços internos da Casa. No caso do Salão Nobre, que possui 206 lugares, o limite de 40% exigiu o limite de acesso de dois convidados por vereador eleito, prefeito, vice prefeito. Também serão reservados lugares para os três juízes eleitorais. “Infelizmente, a fim de que não percamos o registro histórico deste momento, teremos que adequar a solenidade que, geralmente, atrai centenas de pessoas”, explica o Gilmar Rotta.
Segundo o presidente, o acesso ao prédio principal será liberado apenas para pessoas previamente cadastradas pelos vereadores eleitos, prefeito e vice-prefeito. Na portaria, será aferida a temperatura e aplicado álcool em gel. No Salão Nobre, os lugares serão demarcados com distanciamento social, higienização dos assentos e mesa dos trabalhos. A solenidade será curta e a condução da posse pelo vereador Cássio Luiz Barbosa, o mais votado em 15 novembro. Após assinarem o termo de posse, o vereador Ary de Camargo Pedroso Junior, o mais antigo, usa a palavra em nome dos eleitos.
Após a solenidade de posse, acontece a sessão especial para eleição da Mesa Diretora. Os vereadores escolhem entre si o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, suplente de vice-presidente e suplente de segundo secretário. Segundo o Regimento Interno, o vereador mais votado conduz a eleição e anuncia os eleitos, com o presidente fazendo uso da palavra.
A população poderá acompanhar a solenidade de posse e da eleição da Mesa Diretora pela TV Câmara, a partir das 10 horas, pelos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube e pela Rádio Câmara Web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima