Fim de ano: dicas de como preparar o Bacalhau da Noruega

Bacalhau da Noruega com cebola caramelizada e batata sauté – Crédito: Natália Palmegiano

O fim de ano chegou e é hora de pensar na ceia. Que tal, escolher o bacalhau, como protagonista? As receitas com esse peixe são inúmeras, da entrada até o prato principal. E dica para esse fim de ano é o Bacalhau da Noruega. Para não errar na escolha e no preparo do Bacalhau da Noruega, o Seafood from Norway, marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca que é símbolo de origem e qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo, dá dicas de como escolher, dessalgar corretamente, além de receita saborosa.
Para ter certeza de que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Há cinco tipos de peixes salgados secos da família Gadidae, que a partir da nova legislação de janeiro de 2019 devem ser denominados da seguinte forma: Bacalhau Salgado Seco Gadus morhua; Saithe Salgado Seco Pollachius virens; Ling Salgado Seco – Molva molva; Zarbo Salgado Seco – Brosme brosme.
É recomendado mergulhar o bacalhau em água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau, trocando a cada duas horas e mantendo o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado. O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação: bacalhau desfiado – 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas); postas normais – 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas); postas grossas – 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas); postas muito grossas – 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas); lombos muito grossos – 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas).
RECEITA 

Confira a receita de Bacalhau da Noruega com cebola caramelizada e batata sauté. Ingredientes – Bacalhau: 2 lombos de Gadus Morhua da Noruega, após dessalgado; 2 folhas de louro; Pimenta-do-reino a gosto; 1 colher de sopa (13 ml) de azeite de oliva. Cebola caramelizada: 2 colheres de sopa (26 ml) de azeite de oliva; ½ colher de sopa (10g) de manteiga; 2 cebolas cortadas em julienne; Sal a gosto. Batata sauté: 2 unidades de batata sem casca picada em cubos grandes; Sal a gosto; 1 e ½ colher de sopa (30g) de manteiga; 1 colher de sopa (13 ml) de azeite de oliva; 1 colher de sopa (5g) de salsinha picada.
Modo de fazer – bacalhau: levar uma panela com água ao fogo alto, junto com as folhas de louro, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar os lombos. Deixar cozinhar em fogo brando por 8 minutos, sem deixar ferver para não alterar o sabor ou a textura. Retirar o bacalhau da água com delicadeza e remover a espinha central. Transferir para um refratário, temperar com um pouco de pimenta-do-reino e com o azeite de oliva. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 150ºC por 15 minutos.
Cebola caramelizada: colocar em uma frigideira o azeite de oliva, a manteiga, as cebolas fatiadas e temperar com uma pitada de sal. Levar ao fogo baixo por cerca de 5 minutos. Aumentar o fogo um pouquinho e ir mexendo a cada 2 minutos para começar a caramelizar. Manter no fogo até que fique dourada e adocicada, cerca de 30 minutos.
Batata sauté: cozinhar as batatas em cubos na água fervente por cerca de 5 minutos, até que fique al dente, não deixe que fique macia. Escorrer as batatas. Colocar em uma frigideira em fogo alto o azeite de oliva, a manteiga, as batatas escorridas e temperar com sal a gosto. Saltear a cada 2 minutos até que a batata fique dourada de todos os lados. Finalizar com a salsinha picada. Montagem: retirar os lombos do forno e servir coberto com a cebola caramelizada e acompanhado com as batatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima