
Há nove anos, a Santa Casa de Piracicaba instituiu e lançou a campanha “Adote um Quarto do SUS e Faça Diferença”, com a proposta de permitir que a iniciativa privada também exercitasse a responsabilidade social e contribuísse com recursos para a completa reestruturação dos quartos que o hospital destina ao atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Dos 72 quartos desta categoria, 63 já foram adotados e completamente remodelados.
Para entender a amplitude dessa parceria vale ressaltar que mais de 60% dos cerca de 20 mil atendimentos realizados mensalmente pela Santa Casa de Piracicaba são destinados ao SUS. Esses espaços adotados passam por melhorias que permitem a troca de todos os móveis e reforma estrutural com a remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e adequação do banheiro. Destaque para as camas, que deixam de ser acionadas manualmente para ganhar controle elétrico que amplia a autonomia do paciente e facilita o trabalho da equipe multidisciplinar.
De acordo com o provedor da instituição, João Orlando Pavão, por ser uma instituição filantrópica sem fins lucrativos a Santa Casa serve à comunidade e, neste contexto, a campanha abre a perspectiva de estreitar os laços, contando com o apoio e respaldo de pessoas e empresas conscientes da importância do trabalho que a Instituição realiza na área da saúde pública. “E como forma de agradecimentos a essas pessoas e empresas que abraçaram essa importante causa, vimos a público para externar nossa eterna gratidão e lembrar que ainda temos quartos que podem ser adotados e assim oferecer mais conforto anos pacientes SUS”, ressaltou.
PARCEIROS
Os 63 quartos SUS reestruturados por intermédio da campanha foram “adotados” por pessoas físicas e jurídicas. “Alguns quartos foram adotados por um grupo de dez empresas e há empresas que adotaram mais de um quarto”, disse o vice-provedor Alex Valvano Neto, que esclarece que o termo “adoção” não significa compromisso eterno com o quarto, mas apenas à obra inicial de reestruturação desses espaços.
Adotaram quartos SUS as empresas Pollo Engenharia, Grupo Supricel, Cavalinho Agropecuária, Laboratório Previlab, Candura / Iplasa, Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho/3 Fazendas, Transportadora Rodomeu, Lubrasil Lubrificantes, Grupo Bom Jesus, Honda Aversa Motos, Lions Independência, Caterpillar do Brasil, Rede Drogal Piracicaba, Relojoaria Scarpari / Friso de Ouro, CHP, Nutricesta, Andorinhas, CHP, Grande Bazar Santos, SLPar, Torcane, Elepira, Buldrinox, Lubrasil, TM Papéis e Embalagens, ISL, Itapuan, TID, Rotisserie Bom Gosto, Rotary Internacional, SL Superligas, Frigorífico Angelelli, Manetoni, Construtora Adolpho Lindenberg, Uniodonto Piracicaba, CJ do Brasil Piracicaba, Grupo Falando da Vida, Ecoterra, Associação ReUna, Arcelor Mittal, Projeto Superação, Help Móvel e verba do Ministério da Saúde.
Também integraram esse esforço coletivo em prol da Santa Casa as entidades Acipi, Simespi, Sindetrap e Fundação Mário Dedini; além das pessoas físicas Alcione Moya Aprilante, Joaquim Mário Pires Ferreira, Maria Christina M. C. Seifarth de Freitas, Professora Laura Fernandes de Campos Ferarri, Joadir Carmignani, Orivaldo Schnor, Família Marth, Família Ronsini e famílias Antônio Angeleli e Donato Miori. “A todos eles, os nossos agradecimentos e nossa eterna gratidão”, disseram Pavão e Valvano.
Interessados em participar da campanha devem entrar em contato com a Santa Casa de Piracicaba, pelo telefone: (19) 3417-5961, com o departamento de Captação de Recursos.