O Curso Serviço de Atendimento ao Trabalhador, capacitação para bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frente de Trabalho, começará a ser oferecido no youtube. O curso, originalmente ofertado presencialmente aos usuários atendidos pelo programa, não pôde ser realizado devido à pandemia. Dividido em quatro módulos, serão 12 vídeos que abordarão os temas trabalho e emprego, habilidades interpessoais e comunicação; saúde do trabalhador; educação, empreededorismo e previdência. Semanalmente uma aula será postada no canal do serviço. (https://www.youtube.com/channel/UCnoB1JfTGRxffYy_rMWD3Gw/featured)
Como o material ficará disponível na plataforma, a ideia é divulgá-lo pra todos os serviços socioassistenciais para que mais pessoas usufruam das informações, além dos bolsistas da Frente de Trabalho, conforme explica a equipe do curso de Psicologia da Unimep, parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) na execução desta capacitação para os bolsistas da frente de Trabalho.
FRENTE DE TRABALHO
O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego – Frente de Trabalho é um programa de caráter assistencial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, visando proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para cidadãos integrantes da população desempregada residente em Piracicaba. Tem como objetivo atender a população desempregada há mais de um ano comprovando em Carteira de Trabalho, que resida no município de Piracicaba e seja família atendida pela rede socioassistencial do município e devidamente cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais.
Os bolsistas, que recebem um salário-mínimo por mês, podem participar do programa por no máximo nove meses, tendo uma jornada semana de 30 horas. São família prioritárias para inserção no programa as que tenham identificado trabalho infantil; casos de violência e/ou negligência, crianças/adolescentes fora da escola; situação de acolhimento; cumprimento de medida socioeducativa; situação de abuso e/ou exploração sexual; situação de rua e vulnerabilidade social e egresso do sistema prisional.
Atualmente há 130 vagas, com bolsistas nas Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Saúde, Agricultura e Abastecimento, Defesa do Meio Ambiente, Ação Cultural e Turismo, Trânsito e Transportes e Trabalho e Renda e Obras. Os bolsistas são encaminhados por diferentes serviços da Smads para Central de Cadastro Único, responsável pelas vagas abertas pelas Secretarias. Confira os módulos do curso:
MÓDULO I: TRABALHO E EMPREGO
1. Emprego X Trabalho; Emprego Formal X Emprego Informal;
2. Como voltar para o mercado de trabalho em meio à pandemia?;
3. Como conseguir emprego sem experiência formal?;
MÓDULO II: HABILIDADES INTERPESSOAIS E COMUNICAÇÃO
1. Como elaborar um currículo;
2. Entrevista de emprego: dicas e comportamentos valorizados;
3. Como melhorar a comunicação;
MÓDULO III: SAÚDE DO TRABALHADOR
1. Autoestima;
2. Saúde Mental do trabalhador na pandemia e pós-pandemia;
3. Saúde Mental e Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho;
MÓDULO IV: EDUCAÇÃO, EMPREEDEDORISMO E PREVIDÊNCIA
1. Educação de Jovens e Adultos: CEEJA – (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos);
2. Micro empreendedorismo: CAOF (Centro de Artes e Ofícios), características do empreendedor;
3. Previdência Social – INSS.: