Formiguinha, de Mombuca, reafirma: “respeito e dignidade com o dinheiro público”

Formiguinha, trajetória de 16 anos na política local – Crédito: Comunicação/Câmara

O vereador Rogério Aparecido Alcalde, o Formiguinha, assume no próximo dia 1º a Prefeitura Municipal de Mombuca, em sessão solene que será na Câmara Municipal. Vereador há 16 anos, atualmente está à frente do Legislativo – é o presidente da Casa. Formiguinha tem 38 anos, é empresário no setor de transporte de madeiras, casado com Valdete Batista Martim Alcalde e pai de Maria Clara e Laura Maria.
Seu engajamento na política começou com o apoio do pai, Antonio Jesus Alcalde Furlan, o Formigão, que foi vereador por dois mandatos e vice prefeito. Foi ele quem norteou seus primeiros passos, ainda em 2005 – acumulando desde então a marca de ser o vereador mais votado em quatro eleições consecutivas.
“O Legislativo é minha paixão, foi minha escola. Cresci como pessoa, como homem público. Participei de inúmeras votações de projetos importantes e conheço cada um desses que passou por essa Casa de Leis. E meus votos em cada eleição apontavam que meu trabalho estava na direção certa”, diz Formiguinha.
Já vereador eleito em outubro de 2016, teve a experiência em disputar o Executivo na eleição suplementar no ano seguinte, marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por conta da impugnação do então candidato eleito. Voltando ao Legislativo, conquistou a Presidência da Câmara em 2018.
CONFIANÇA 

No final daquele ano houve a eleição para a nova Mesa Presidencial. Foi o então presidente da Câmara Mauro da Costa, vice-prefeito eleito na chapa de Formiguinha, que desempatou votando a favor desta. “Ser prefeito sempre foi meu objetivo, mas antes precisava chegar à presidência da Câmara, e devo ao Mauro seu voto de confiança, que acreditou no meu trabalho e, assim, passei a ser um administrador e concretizar meus planos. E agora ele me concedeu o privilégio de ser o meu vice, abraçando mais uma vez meus propósitos e juntou forças em nossa campanha eleitoral”, explica.
Como presidente, sua prioridade foi estabelecer maior proximidade do Legislativo com a população, implantando a transmissão ao vivo das sessões, que ficam posteriormente dispostas no canal via YouTube. “A implantação das sessões ao vivo foi muito bem aceita pela população, principalmente neste momento de pandemia. Foi de utilidade essencial para que pudéssemos comunicar e interagir. Um projeto que acredito que irá permanecer nas próximas gerações de presidentes, pois é uma inovação sem volta, proporcionando maior transparência e facilidade de acesso.”
AUSTERIDADE 

Segundo Formiguinha, suas prioridades foram alcançadas, trabalhou com uma política de austeridade e, junto com sua base, fiscalizou, votou projetos que acreditou ser importante e coerente ao município e os que não eram de relevância, estudou e adaptou.
Após 16 anos, ele se colocou à disposição do município como candidato a prefeito, pois se sentiu preparado, com propostas dentro do orçamento público e da realidade do município. “Não almejo status em minha cidade, onde eu nasci, cresci e aqui estou. Devo muito ao Legislativo e tenho o dever de respeitar tudo que aprendi com essa Casa de Leis. Vou conduzir da melhor maneira possível a relação entre os dois poderes.
AOS VEREADORES 

Despeço-me da Câmara, mas pretendo andar lado a lado com os vereadores. Não vou ser prefeito de partido, não vai ter revanchismo, rivalidades, quero governar para todos, sem maldade e sem perseguição. O que pretendo é trabalhar com respeito e dignidade com o dinheiro público, que é de cada mombucano que trabalha, que paga seus impostos e que é depositado em nossa cidade”, afirma.. “Aos vereadores eleitos, gostaria de dizer que as decisões deles respondam às necessidades e anseios do povo mombucano, prevalecendo o interesse coletivo. Que eles me fiscalizem e me auxiliem na tomada de decisões e na busca de melhorias para o município. Parabenizo os senhores vereadores eleitos e considerem a porta da Prefeitura sempre aberta para todos, inclusive aos colegas vereadores que estão saindo, para o que precisarem e ao que estiver ao nosso alcance, para juntos possamos fazer um trabalho jamais visto em prol do povo de Mombuca”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima