Concertos: Sinfônica de Piracicaba e Cedan se apresentam, neste sábado

Neste sábado (19), espetáculo envolve música clássica e balé – Crédito: Studio Nanah d´Luize

Neste sábado (19), às 15h30 e 18h, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) une-se à Cedan (Companhia Estável de Dança), para um espetáculo de música clássica e balé. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com restrição de 40% da capacidade do público e ingressos retirados pela internet antecipadamente e que já estão esgotados. A ocasião marca ainda a estreia do fosso operístico da casa de espetáculos.
Os concertos são realizados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo), com o patrocínio da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da Comgás e Oji Papéis Especiais. O programa traz a suíte orquestral do balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky; a peça A Morte do Cisne, baseado no 13º andamento de O Cisne, da suíte O Carnaval dos Animais, do compositor francês Camille Saint-Saëns; além da Marcha nº 1 de Pompa e Circunstância, de Edward Elgar, e A Christmas Festival, de Leroy Anderson. A regência é de Luis Fernando Fischer Dutra, com participação do ator Romualdo Sarcedo. As coreografias são de Camilla Pupa.
As apresentações seguem o decreto municipal 18.542/2020, que prorrogou a vigência da quarentena e definiu medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Como Piracicaba está na fase Amarela desde 2 de dezembro, o Teatro funcionará com 280 lugares. O diretor artístico associado da OSP, André Micheletti, diz que o concerto é carregado das melhores expectativas para os músicos e bailarinos, uma vez que a apresentação com a Cedan estava prevista para março, mas teve de ser cancelada por causa do início da pandemia. “Pensamos em um programa que leve ao público o sentimento de renovação das esperanças, em um ano marcado por mortes e fatos negativos”, afirma.
As apresentações são realizadas com o apoio das empresas Bom Peixe, Café Morro Grande, Candura, Delta Supermercados, Glovis, Grupo Pirasa, Indústrias Marrucci e Santa Massa. Os parceiros são Cultura Artística, Empem, Mega Bilheteria, Pira 21, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM. Já a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, lembra que “o Teatro Municipal foi idealizado na década de 60, na gestão de Luciano Guidotti, e possuía, no projeto original, um fosso orquestral. Sua inauguração, em 1979, ocorreu sem o equipamento e, desde então, era um anseio da classe artística, que, agora, poderá utilizá-lo para musicais, balés e óperas com música ao vivo. É um diferencial para a cidade e região”, diz.
A obra do fosso orquestral fez parte das intervenções no Teatro Dr. Losso Netto, reaberto em agosto de 2019, após cinco anos de adequações e manutenções. O fosso ficou pronto em dezembro do ano passado e sua estreia estava prevista para ocorrer em março, com OSP e Cedan, adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima