Pesquisa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Piracicaba, realizada com lojistas e consumidores, mostra as perspectivas para o Natal 2020. Realizada nos dias 11, 12, 14 e 15 deste mês, a pesquisa entrevistou 175 lojistas das áreas central, Vila Rezende, Vila Independência, Paulista, Paulicéia, Piracicamirim, São Dimas, Santa Teresinha, Vila Sônia e Dois Córregos. A expectativa, de acordo com a pesquisa, é de crescimento de 5,4 % nas vendas natalinas.
Segundo a CDL Piracicaba, as expectativas de vendas natalinas nos últimos anos foram as seguintes: 2017/2016 3,9% positivo; 2018/2017 9,3% positivo; 2019/2018 7,2% positivo. Além dos lojistas, participaram da pesquisa 210 consumidores, que apontaram tendências de compras nos seguintes segmentos: confecções (39%); calçados e artigos de couro (19%); perfumes e cosméticos (14%); eletroeletrônico (11%); brinquedos (9%); joias e similares (3%); indecisos (5%).
Os valores estimados são: 32% até R$ 50,00; 49% de R$ 60,00 a R$ 100,00; 15% de R$ 101,00 a R$ 200,00; 4% de R$ 201,00 a R$ 500,00. Formas de pagamento: 26% comprarão a prazo; 74% comprarão à vista; 76% irão presentear; 11% estão indecisos; 13% não irão presentear.
Apesar da pandemia, destaca Reinaldo Pousa, presidente da CDL Piracicaba, a expectativa dos consumidores e lojistas são de boas vendas no Natal. “As vendas da Black Friday, em novembro, já mostraram um aumento de 18% em relação a 2019. Um outro fator que tem aumentado anualmente são as vendas on-line, que agora com a pandemia vem tirando uma fatia substancial das lojas físicas”, avalia Pousa.
Para o presidente da CDL Piracicaba, os lojistas precisam investir mais no visual das lojas. “Elas precisam ter um visual que faça com que os clientes adentrem seus estabelecimentos: decoração, luzes, decorações, pois Natal é uma data de luzes. Precisam que seus funcionários sejam receptivos e atenciosos, quando os clientes adentrarem em suas lojas. Lembrando ainda, que diferentemente de outras datas promocionais, no Natal as compras, na maioria, são realizadas em família”, analisa.
Vendas de Natal: pesquisa da CDL aponta crescimento de 5,4 %
18 de dezembro de 2020