Festas de fim de ano potencializam abandono de animais

Devido às festas e viagens de férias das famílias, há uma tendência do aumento de abandono de animais de estimação. Dados apontam avanço em cerca de 30% dessa ação criminosa nesse período do ano. Dois fatores contribuem para tal comportamento irresponsável.
Os fogos de artifício são um grande problema, especialmente para os cães, sensíveis ao barulho alto, que deixa o animal irritado e, por isso, tentam fugir da situação de estresse. Quando escapam, nem sempre são resgatados pelos familiares.
O mesmo acontece quando a família toda pretende viajar e não planeja onde deixar o pet. Na última hora, acaba abandonando o animal à própria sorte em casa, soltam na rua, estradas ou locais ermos. Animais domésticos abandonados podem ser atropelados, sofrer maus-tratos, passar fome e sede e nunca mais conseguir um novo lar.
Sendo assim, é fundamental que a sociedade se sensibilize para esses fatores e denuncie os casos de abandono junto à Polícia Militar, já que se trata de maltrato, considerado crime previsto em legislação federal.
Este alerta é importante porque em Piracicaba a unidade de saúde responsável pelo serviço de resgate de animais abandonados e vítimas de maus-tratos é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No entanto, as baias do canil e gatil estão 100% ocupadas e não há espaço para acolhimento de mais nenhum animal resgatado na rua durante este período.
DOAÇÃO 

No Canil/Gatil do CCZ há mais de 60 cães e gatos à espera de um novo lar ou tutor, sendo a maioria cão com idades variadas e que foi resgatado das vias públicas pela equipe da unidade. No CCZ eles receberam carinho, tratamento médico, vacinação, vermífugos, foram castrados e microchipados. São dóceis e precisam de uma nova perspectiva de vida, de um lar. Pelo benefício emocional que podem trazer às crianças e idosos, esses animais experientes podem ser um motivo de alegria para a família.
CASTRAÇÃO

Em janeiro a população terá disponível 240 vagas para castração, envolvendo cães e gatos, com agendamento nas unidades de Atenção Básica. Para as cirurgias que serão realizadas na primeira quinzena do mês, o agendamento será feito a partir do dia 21 de dezembro. Para a segunda quinzena de janeiro, a agenda será aberta a partir do dia 14 de janeiro.
Os ONGs protetoras de animais terão mais 120 vagas, sendo 30 por semana, com agendamento seguindo o protocolo que já em funcionamento. Portanto, estão previstas 360 castrações somente no primeiro mês de 2021.

HORÁRIO ESPECIAL

O CCZ terá funcionamento especial durante o período de Festas. Nos dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro, abrirá das 7h às 12h, somente para serviços internos, sem atendimento ao público. Nos dias 31 de dezembro, 01, 02 e 03 de janeiro, funcionará das 7h às 12h, somente com serviços internos, sem atendimento ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima