Campanha Abrace o Pantanal visa salvar vidas

Foram confeccionadas 100 canecas de porcelana em Predeiras – Crédito: Divulgação

O Pantanal considerado patrimônio da humanidade por sua rica biodiversidade composta de animais em risco de extinção está sofrendo com as queimadas, decorrentes da seca e de incêndios criminosos, desde agosto de 2020. O incêndio criminoso atingiu o Pantanal de Poconé e a Serra do Amolar, tendo 80% da área queimada, ou seja, cerca de 4 milhões de hectares englobando os estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Além de milhares de mortes de animais silvestres e domésticos, a fauna sobrevivente e a população local, isolados, sofrem as consequências da chamada fome cinzenta, com completa falta de água e alimentação.
Tentando minimizar a catástrofe que dizimou indivíduos de espécies como o Tuiuiu, a onça pintada, a anta, o tamanduá entre outras, e preservar os sobreviventes, várias campanhas encabeçadas por ONGs (Organizações Não-Governamentais), com iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, apoiadores de toda parte do Brasil estão contribuindo com doações materiais e financeiras, tentando salvar vidas.
Assim, buscando somar esforços às campanhas existentes, lançamos o projeto em rede denominado, Abrace o Pantanal e salve uma vida, com origem em Piracicaba, mas extensivo às pessoas físicas e jurídicas de cidades solidárias com a causa. Da Campanha participam, protetores dos animais, observadores de aves, ativistas e ambientalistas. A idealização e elaboração do projeto é de Maria Cristina Arzolla, com coordenação geral de Cristiane Filetti e Cristina Arzolla. Geraldo França é o ilustrador da arte da campanha.
A ação tem como objetivos: sensibilizar e mobilizar esforços para o engajamento da cidade de Piracicaba na campanha nacional em prol do Pantanal; auxiliar o trabalho de ONGs no Pantanal, na divulgação para captação de recursos, visando suprir as demandas decorrentes dos incêndios impactantes na fauna sobrevivente; apoiar (de forma direta/indireta) as ações de reabilitação de animais feridos e queimados com doação de medicamentos; apoiar (de forma direta/ indireta) a instalação de Ilhas de alimentação para a fauna com doação de ração, água e frutas.
FASES 

A primeira fase da ação entre amigos, engloba, a concretização da campanha e sensibilização da população de Piracicaba e região. Para tal, as seguintes ações já foram realizadas: criação de e-mail: [email protected]; criação de logo; criação de página no Facebook: @abraceopantanal; cotação e confecção de produtos; engajamento de apoiadores; distribuição dos produtos nos estabelecimentos apoiadores.
Na página do Facebook @abraceopantanal, são postadas diariamente informações sobre o trabalho das ONGs no Pantanal, mostrando reportagens e vídeos da reabilitação e alimentação dos animais, as necessidades e formas de ajudar. Para o lançamento da Campanha Abrace o Pantanal, salve uma vida, foram confeccionadas 100 canecas de porcelana na cidade de Predeiras, além de 70 máscaras de tecido tricomposto, com o logo da Campanha. Os investimentos iniciais foram oriundos de pessoas físicas, e a renda será revertida para as ONGs, tirando os custos operacionais da confecção.
Os produtos podem ser adquiridos nos estabelecimentos apoiadores da Campanha: Toca dos Bichos Hospital veterinário – rua Saldanha Marinho, 982, na Vila Boyes; Pet São Dimas – rua Dr. Paulo Pinto 1.040, no São Dimas; Casa Annicchino – rua Moraes Barros 1.470, no Bairro Alto; Canto dos Bichos Clínica veterinária – rua Dom Pedro I, 2.097, no Bairro Alto; Petticos – banho e tosa – rua Gomes Carneiro, 573, no Centro; Loja Espaço dos Pés – avenida Dona Jane Conceição, 1.231, na Praça Takaki; Doze Café e loja – avenida dos Operários, 401, na Cidade Jardim; Ecoloja (Águas de São Pedro) – avenida Carlos Moura, 370.
As empresas e a população podem ajudar de várias as formas: aquisição de produtos da campanha; doação direta de pessoas físicas e jurídicas: depósito em conta das ONGs; compra de produtos online em estabelecimentos do MT e MS em nome das ONGs; arrecadação em pedágio.
Das ONGs que estão atuando de forma exaustiva para a recuperação do Pantanal, com a reabilitação e alimentação dos animais, a população pode ajudar: Instituto do Homem Pantaneiro – Ladeira José Bonifácio 171 Centro – CEP: 79300-010, Fone: (67) 3232-3303, Corumbá MS (http://institutohomempantaneiro.org.br); Fundação Ecotrópica – Rua 03, 391, Boa Esperança, Cuiabá/MT, CEP 78068-375, Fone: (55) 65 3052-6615, Fax: 55 65 3052-6619 ([email protected]); ONG Ampara Silvestre (HTTP://amparaanimal.org.br/ampara) silvestre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima