
O defensor dos direitos de pessoa com deficiência, Francisco Cerignoni, faleceu na madrugada dessa quinta (10). Cerignoni, que era conhecido como Chico Pirata, ERA presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-, com pós-graduação em Energia Nuclear na Agricultura, Cerignoni lecionou no Cena/Esalq/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
Chico Cerignoni era pessoa com deficiência devido a sequelas de poliomielite desde os 9 meses de idade. Foi coordenador do Bem-estar Social da Prefeitura de Piracicaba, de 1977/1980; delegado estadual do IBDF (atual Ibama), de 1985/1988; diretor do Escritório Regional do Planejamento de Piracicaba, da Secretaria de Estado do Planejamento, de 1988/1989; secretário geral do Partido Popular Socialista no Estado de São Paulo, de 1992/2002 e assessor parlamentar do deputado federal João Herrmann Neto, de 1983 a 2007. Cerignoni foi diretor do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Deficiente (CEAPD), de 1986/1988 e coordenador intercontinental da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência – FCD, de 1995/2005.
CONFERÊNCIAS
Participou da VII Conferência Internacional sobre pessoas com deficiência do Pontifício Conselho dos Agentes de Pastoral da Saúde – Cidade do Vaticano-Roma, em 1992; da Conferência Interamericana pelos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência e suas Famílias – OEA (Organização dos Estados Americanos/Governo da República do Panamá) – Cidade do Panamá-Panamá, em 2007; da III Conferência da RIADIS – Rede Latinoamericana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas famílias – Cidade do Panamá-Panamá, em 2007; como conferencista no Congresso Internacional “Discapacidad y Desarrollo Social”, Universitat Jaume I – Castellón de La Plana-Espanha, em 2010; da Reunião Estratégica da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil – São Paulo/SP, em 2010; como painelista no Seminário Internacional celebrando os 30 anos do AIPD (Ano Internacional das Pessoas Deficientes) realizado em São Paulo, de 17 a 19 de novembro de 2011, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo e como palestrante na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia, em 2012. Publicou artigos relacionados às questões de políticas públicas, sociais e ambientais na imprensa local e estadual. É co-autor dos livros: Deficiência: uma questão política? (Editora Paulus/2005); Comunicação, ética e cidadania (Editora Paulus/2005) e 30 anos de luta por Direitos Humanos (CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo/2011). Foi secretário executivo da elaboração do texto base da Campanha da Fraternidade de 2006, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cujo tema foi “Fraternidade e Pessoas com Deficiência”.