Fundador da Turbimaq recebe o Título de Piracicabanus Praeclarus

Homenagem aconteceu na segunda (7), na Turbimaq – Crédito: Davi Negri

Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa dos vereadores Nancy Thame (PV) e Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), no projeto de decreto legislativo 41/2019, aprovado por unanimidade dos 23 parlamentares, conferem o Título de Piracicabanus Praeclarus ao empresário Henrique Stockmann, fundador da empresa Turbimaq Turbinas e Máquinas Ltda., dedicada à manutenção de turbinas a vapor e redutores de velocidade.
A entrega da honraria aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), às 10 horas, nas dependências da empresa, situada na avenida Água Branca, 300, bairro Higienópolis, em ato solene, que contou com a participação de familiares, amigos, sócios e colaboradores da empresa.
Na oportunidade, o vereador Capitão Gomes destacou a importância da entrega da honraria, além de considerar que o período da pandemia foi o principal motivo na demora da homenagem, que deveria ter sido entregue no salão nobre da Câmara, pois o projeto foi aprovado ainda no final do ano passado.
Capitão Gomes também discorreu sobre o pedido da honraria, feito pelo amigo da família de Henrique Stockmam, Paulo D’Lia e, da alternativa que teve ao procurar a vereadora Nancy Thame, para juntos apresentarem o pedido da homenagem, que resultou em contemplar uma pessoa que muito fez e faz por Piracicaba.
A vereadora Nancy Thame destacou a titulação do Piracicabanus Praeclarus como uma das mais nobres homenagens, por referendar pessoas que realmente fazem ações que vão além e abrem fronteiras, contribuindo para o crescimento da cidade. Além de enaltecer a trajetória do laureado, como exemplo de luta e ética, com reflexo nos negócios e na família, onde se sobressai o empreendedorismo frente às adversidades e, com isso fomentando também a criação de empregos, além da produção, com uma visão de futuro. “Com muita honra, em nome do legislativo, numa homenagem assinada por todos os vereadores é que entregamos esta honraria”, destacou a parlamentar.
No agradecimento pelo recebimento da honraria, Henrique Stockmann não escondeu as emoções para expressar o quão grato ficou em ser homenageado: “neste momento de muita emoção, são poucas as minhas palavras para agradecer a todos vocês, de um modo especial, a Câmara de Piracicaba, na pessoa do Capitão Gomes e da vereadora Nancy, eu queria agradecer de todo o coração, de toda minha alma, por toda esta homenagem, por este título que eu acabo de receber, e que eu, na minha pessoa, não sou digno disto. Se eu tenho algum merecimento, eu devo às pessoas, que juntamente comigo ajudaram a construir minha vida desde criança, começando por minha mãe, e depois com os amigos, que trabalharam comigo, em todos estes movimentos e na criação desta empresa. Eu sozinho não seria capaz de fazer. A titulação não é só minha, partilho com todos”, disse.
O mestre de cerimônia no ato solene, Paulo Roberto, também falou em nome dos demais integrantes da família e, agradeceu a presença de todos. Além de fazer questão de citar que o local da homenagem veio a calhar, por ser um “chão de fábrica”, local onde seu pai sempre gostou de estar.
Paulo D’Lia, propositor da honraria agradeceu a acolhida dos vereadores Capitão Gomes e Nancy Thame, além dos demais parlamentares que aprovaram a homenagem. E, discorreu sobre o legado de Henrique Stockmann, de vida exemplar na criação dos filhos, que teve o respaldo da esposa, Dona Teresinha, já falecida. Também citou o diferencial que Henrique trouxe para o crescimento da Dedini, com reflexo na criação da Turbimaq, na geração de empregos e, na contrapartida em ações sociais, aliadas com valores da fé cristã junto à igreja católica. Além de equipará-lo a um Jequitibá, árvore nobre, por ser um bom gestor e ter escolhido bons parceiros.
Piracicabanus praeclarus
A homenagem é concedida pela Câmara aos nascidos na cidade, que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras ou ainda na promoção da saúde, educação, desporto e lazer. Palavra de origem latina, praeclarus significa excelente, o mais brilhante e ilustríssimo.
Henrique Stockmann é piracicabano e nasceu em 14 de novembro de 1927. É filho de João Stockmann e Concheta Ochiuse Stockmann.
Henrique perdeu seu pai aos três anos de idade. A mãe Concheta, viúva, costurava sapatos para os sapateiros da época, para sobreviver e criar os três filhos. “Apesar da vida difícil, seus filhos foram educados e orientados desde pequenos a se dedicarem à religião católica”, relatam os parlamentares.
Desde pequeno Stockmann foi participante ativo na igreja dos Frades, no movimento chamado Congregação Mariana, na qual se desenvolvia ações sociais na periferia da cidade.
Assim, Henrique, já casado com Theresa Paes Stockmann e pai de quatro filhos, manteve sua participação nas obras sociais dos voluntários Marianos, na catequese das crianças que moravam na região, onde muito tempo depois foi construída a Igreja São Pedro, na Vila Rezende.
Por 50 anos, Stockmann se dedicou às obras da catequese, sendo também ministro da eucaristia e palestrante nos cursos de batismo da Igreja Matriz Imaculada Conceição, na Vila Rezende.
“Henrique e sua esposa sempre procuraram viver uma vida simples, de sabedoria e fé em Deus, tendo um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, se dedicando à igreja e às obras sociais, valores esses que foram transferidos aos filhos, pelo exemplo”, ressaltaram Capitão Gomes e Nancy Thame.
Em sua vida profissional não foi diferente, começou a trabalhar aos 12 anos como auxiliar mecânico na oficina dos Krahembul, na rua Governador Pedro de Toledo, que mais tarde seria adquirida pela Dedini.
Quando ainda era um simples líder de grupo de torneiros mecânicos na Dedini, Stockmann foi escolhido pelo engenheiro alemão Bernardo Herman Sheiber, enviado pela empresa alemã GHH para fabricar turbinas à vapor e redutores de velocidade na Dedini. Durante 25 anos Henrique liderou a fabricação de turbinas e redutores, coordenando na Dedini a fabricação da turbina nº 1 – 1960 e a turbina nº 1000 – 1980.
Na década de 70, nasceu, pelo Governo Federal, o programa do ProAlcool, onde a Dedini se dedicou quase que exclusivamente à fabricação de turbinas e redutores, não havendo maiores interesses nas manutenções destes equipamentos.
Sensibilizado e comprometido em manter as turbinas em condições de operação, Henrique e três sócios fundaram a empresa Turbimaq Turbinas e Máquinas Ltda., em 1976, inicialmente dedicada à manutenção de turbinas a vapor e redutores de velocidade.
De lá para cá, 43 anos se passaram e a Turbimaq, com seus quase 200 funcionários, continua se projetando no cenário nacional e internacional, gerando riquezas para o país e postos de trabalho para Piracicaba e região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima