
Na condição de presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e deputada estadual, a Professora Bebel (PT) está solicitando que os professores e demais profissionais da educação também tenham prioridade na vacinação contra a covid-19, que terá início em 25 de janeiro do próximo ano. A solicitação foi feita na tarde desta última segunda-feira, em ofício protocolado no Palácio dos Bandeirantes, dirigido ao governador João Doria (PSDB), que acabava de anunciar que o Estado de São Paulo iniciará a vacinação da população em 25 de janeiro.
O governador anunciou que a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por Covid-19, uma vez que 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos. No entanto, excluiu os profissionais da educação, mas tem insistido com a tese de retorno das aulas presenciais, posição que a Apeoesp tem se posicionado terminantemente contrária, até que ocorra um controle da pandemia do coronavírus.
No ofício, a deputada Bebel destaca que a solicitação para a imunização decorre da necessidade de se observar a mesma sistemática adotada até 2019 para a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), que considerava os professores de escolas públicas e privadas como grupo prioritário em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local de aglomeração de pessoas.
No documento, ainda, a presidenta da Apeoesp e deputada estadual ressalta a necessidade imperiosa de dar cumprimento, em relação aos profissionais da educação, ao artigo 6º, caput, c.c. artigo 5º, caput, ambos da Constituição Federal de 1988, que asseguram a todos o direito à Saúde como condição de fruição do direito à vida, consagrado como direito individual fundamental a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.