Dentro da Semana do Dia Mundial de “Luta contra a Aids”, a deputada estadual Professora Bebel (PT) e também presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) participa neste sábado (5) de atividade desenvolvida em parceria pela Casa do Hip Hop e o Casvi, através do Programa Municipal de IST AIDS de Piracicaba de orientações sobre Prevenção às IST HIV e AIDS, distribuição de preservativos femininos e masculinos e realização do teste rápido para o HIV por coleta de fluido oral. A atividade será realizada na Casa do Hip Hop, localizada na rua Jaçanã Altair Guerrine, 188, na Paulicéia, das 13 às 16 horas.
De acordo com o presidente da ONG Casvi, Anselmo Figueiredo, uma equipe de seis voluntários da entidade estará fazendo orientações sobre Prevenção às IST HIV e AIDS, distribuição de preservativos femininos e masculinos e realização do teste rápido para o HIV por coleta de fluido oral. “Faço questão de participar, como forma de apoiar esta bela iniciativa desenvolvida pela Casvi, que também conta com o apoio da Casa do Hip Hop e da nossa Apeoesp, voltada à preservação da vida”, diz Bebel.
Dentro das atividades da Semana do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, foi realizada na última terça-feira, 01 de dezembro, palestra e oficina sobre a prevenção à IST HIV e Aids. A ONG Casvi foi a primeira instituição da macrorregião de Campinas, e da DRS Piracicaba, conforme Anselmo Figueiredo, a utilizar essa técnica para teste rápido. Ele conta que em 2014, o Centro de Apoio e Solidariedade a Vida recebeu indicação e convite do extinto Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para realizar um piloto do Programa Viva Melhor Sabendo, que recebeu o nome de Projeto Quero Saber, em Piracicaba. “Através da parceria da ONG Casvi com a UNESCO, foi possível o desenvolvimento do Projeto Quero Saber entre 2014 e 2018”, conta.
Segundo ele, a ONG Casvi realiza o teste rápido também em seu plantão de atendimento, às segundas feiras, das 14 às 21 horas. “Mas, atualmente, em função da pandemia do coronavírus, a realização só tem sido feita com horário agendado. A parceria com o Programa Municipal de IST e AIDS/ Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba possibilitou a continuidade da testagem rápida para o HIV, assim como a distribuição de diversos insumos de prevenção para populações consideradas mais vulneráveis para a infecção pelo HIV. O Casvi conta ainda com o apoio da Casa do Hip Hop e da Apeoesp para realização desta ação na semana do Dia Mundial de Luta contra a AIDS”, diz Anselmo Figueiredo.
Bebel participa de atividades do Casvi e Casa do Hip Hop e de prevenção à Aids
5 de dezembro de 2020