Temporais: limpeza e recolhimento de galhos prosseguem

Trabalho intenso da Sedema para limpeza da cidade – Crédito: Divulgação/Prefeitura

Mais de 15 dias após os dois temporais que causaram grandes estragos à cidade, incluindo a queda de aproximadamente 200 árvores, equipes da Prefeitura de Piracicaba ainda trabalham articuladas para restabelecer a situação de normalidade nos locais atingidos. Neste sábado (dia 05), uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil vai prosseguir com o serviço de limpeza e recolhimento de galhos nos bairros Centro, Paulista, Santa Rita e Nova Piracicaba. A força-tarefa da Prefeitura envolve as secretarias municipais do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema) e Obras (Semob).

As tempestades registradas na cidade nos dias 16 e 18 de novembro causaram prejuízos por todo o município, gerando cerca de 500 solicitações de atendimento da população piracicabana por meio do SIP 156. E com a chuva de ontem à tarde (03), a Defesa Civil registrou a queda de mais cinco árvores nos bairros Santa Rita, Cecap, Castelinho, Santa Terezinha e Vila Sônia. “Desde quinta-feira, a Sedema, que já vinha trabalhando normalmente recolhendo galhos e árvores pela cidade, ganhou o apoio da Sema e da Semob”, declara Odair Mello, diretor executivo da Defesa Civil.

Na manhã desta sexta-feira (04), uma equipe da Semob atuou na limpeza e coleta de galhos em Tanquinho. Já os servidores da Sema executaram serviços nas avenidas Independência, 31 de Março, Armando de Salles Oliveira e Beira Rio. “A Prefeitura continua empenhada, buscando concluir o recolhimento de árvores e galhos caídos o mais rápido possível. E vai continuar trabalhando até deixar a cidade em ordem”, afirma o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten.

CORTES E PODAS 

Nestes últimos dias, também a empresa Engemaia – terceirizada da Sedema – realizou podas e cortes de árvores nos seguintes bairros: Alvorada, Castelinho, Santa Rita, Bairro Verde, Jaraguá, Jardim Elite, Jardim Europa, Jardim das Flores, Jardim Oriente, Kobayat Líbano, Novo Horizonte, Pauliceia, Pompeia, Água Branca, Parque São Jorge, Vila Independência, Vila Rezende, Vila Prudente, Vila Fátima, São Francisco, Bairro Alto, Centro, Cecap, Água Branca, Eldorado I, Jupiá, Higienópolis, Monte Líbano, Nova Piracicaba e Paulista.

Ainda houve serviços de poda e corte em locais como a região da Rua do Porto, avenida Alidor Pecorari, no Centro Cívico e numa escola da Vila Sônia, onde uma árvore tombou sobre o alambrado e um veículo que estava estacionado na rua.

PRIORIDADE 

Após as fortes chuvas, a Defesa Civil e a Sedema priorizaram a desobstrução de vias, equipamentos públicos e o acesso a residências e pontos comerciais. Na sequência, teve início uma série de avaliações em 38 árvores da cidade, aquelas apontadas com risco de queda. Essas análises em relação às condições fitossanitárias e de equilíbrio das árvores ainda estão em curso, a cargo de técnicos especializados da Sedema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima