Bienal do Livro: Imesp lança livros de Clarice Lispector e Machado de Assis

A Editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) escolheu a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, que acontece de 7 a 13 de dezembro, com a temática #CONECTANDOPESSOASELIVROS, para o lançamento de duas obras de referência: Clarice Lispector com a ponta dos dedos, a trama do tempo e um kit especial com os dois volumes de Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares.
Dentro do calendário da Bienal, no dia 10, às 15h, a Imesp fará uma live sobre o lançamento do box com os dois volumes de Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares, com participação dos organizadores da obra, Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn, e mediação de Andressa Veronesi, editora da Imesp e de Victor da Rosa, professor de literatura no curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Serão discutidos o processo de organização dos volumes, a vida de Machado e a importância das obras machadianas para a literatura. Durante uma hora, o kit com os dois volumes estará com preço especial de R$ 99,90 apenas para quem estiver acompanhando a conversa. Ao longo de toda a Bienal, será também possível adquirir os dois volumes separadamente.
O primeiro volume é composto por textos escritos durante o período de 1908 a 1939, a maioria dos autores contemporâneos de Machado, que com ele conviveram e alguns, a seu lado, fundaram a Academia Brasileira de Letras. Entre os nomes estão Rui Barbosa, Artur Azevedo, Euclides da Cunha, Mário de Alencar, Lima Barreto e Monteiro Lobato. No segundo tomo, que avança até o centenário da morte de Machado de Assis, foram reunidas impressões de personalidades como Ariano Suassuna, Oswald de Andrade, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade e Lygia Fagundes Telles, entre outros.
Escreve Milton Hatoum, premiado escritor brasileiro: “Esses dois livros valiosos analisam e registram minuciosamente a recepção de escritores, artistas e críticos da obra de Machado, e a influência que o Bruxo exerceu na nossa literatura durante um século (1908-2008). A rigorosa pesquisa de Hélio e Ieda tornou-se essencial para a compreensão da obra machadiana”.
Clarice Lispector com a ponta dos dedos, a trama do tempo, também sendo lançado na Feira Virtual, traz seis ensaios de Vilma Arêas sobre a obra clariciana. Trata-se de edição comemorativa ao centenário da importante escritora, ilustrado com fotos e manuscritos, além de prefácio de Samuel Titan Jr. Escreve Clarice: “Eu que escrevia com as entranhas, hoje escrevo com a ponta dos dedos”.
Os livros da IMESP estão disponíveis na livraria virtual (livraria.imprensaoficial.com.br), na loja da rua XV de Novembro, 318 – Centro São Paulo – SP, e também em livrarias parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima