Prefeitura finaliza o novo mapa de estradas rurais de Piracicaba

A PIR-052 corta a localidade de Água Santa, que fica na Zona Rural de Piracicaba – Crédito: Eleni Destro

Piracicaba, agora, tem um novo mapa de estradas rurais oficial. A Prefeitura finalizou a revisão e atualização do mapa de estradas rurais do município e fez a recodificação dos nomes de algumas das vias existentes. O trabalho durou três anos e foi feito em parceria entre a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). Durante esse período, as equipes percorreram todas as estradas municipais da Zona Rural – que têm a sigla PIR – para o levantamento. O novo mapa foi instituído por meio do decreto número 18485, que regulamenta a Lei Complementar nº 205/ 2007. O mapa já está disponível e pode ser baixado no site do Ipplap (http://ipplap.com.br/site/) em Autocad ou PDF.
De acordo com o Ipplap, os objetivos da revisão e atualização são facilitar os trâmites para o registro de imóveis em cartório e a localização de endereços das propriedades por órgãos como Correios, Semae e CPFL. Além disso, irá facilitar a chegada de viaturas da Guarda Civil e da Polícia Militar e ambulâncias, em caso de ocorrências. Também vai estimular o turismo rural.
A atualização teve início em 2017 e foi dividida em duas etapas. A primeira compreendeu grande parte das estradas ao lado sul da rodovia Samuel de Castro Neves, na região do Campestre até Ibitiruna. A segunda e última etapa abrangeu a parte norte, em localidades como Tanquã, Congonhal, Pau D´Alhinho, Vila Belém, entre outros, até a divisa de Piracicaba com Iracemápolis. Segundo dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 7.800 pessoas vivem na área rural de Piracicaba.
“Foi um trabalho difícil, minucioso e necessário, pois a Zona Rural de Piracicaba é extensa. O novo mapa vai auxiliar não só a população que vive nessas localidades, mas também quem vai até a Zona Rural a trabalho, lazer e turismo”, ressalta Arthur Ribeiro, presidente do Ipplap.
DO VICENTADA AO TANQUà

No novo mapa constam os nomes das localidades, algumas já famosas, como Bangé, Tigueirão, Vicentada, Tanquã, Godinhos, Almeida, Volta Grande, Pau Queimado, Monjolinho entre outros. E também nomes de fazendas e sítios. Também há a descrição da vegetação, de hortos e reservas florestais, os picos e suas alturas, igrejas e capelas, pontes, córregos e ribeirões oficiais.
Agora, quem anda pela Zona Rural, consegue quantificar a distância entre as intersecções das vias oficiais em quilômetros. Por exemplo: quem estiver no Sítio São Francisco, na PIR-010/260, terá de percorrer menos de 1,759 metros para chegar ao Sítio São Luis, na região do Serrote.
O mapa também assegura que as estradas agora registradas oficialmente não possam ser fechadas, mesmo que passem por propriedades particulares. “Esse novo mapa vai auxiliar o trabalho das equipes da Sema, que percorrem diariamente a Zona Rural de Piracicaba, na manutenção de estradas, pontes. E também vai auxiliar os produtores rurais, pecuaristas a expandir seus negócios”, observa Camilo Barioni, secretário municipal da Sema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima