Obras para construção da ETE de Rio das Pedras são retomadas

Está em execução a infraestrutura para instalação de tubulação e manta das lagoas – Crédito: Divulgação

As obras para construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Rio das Pedras foram retomadas pela Prefeitura. Após concluir o processo de contratação de mão de obra rio-pedrense, feito por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), os trabalhos tiveram início com a limpeza do entorno e instalação do canteiro de obras no local, situado na região leste da cidade. No momento, está em execução a infraestrutura para instalação de tubulação e manta das lagoas.
De forma paralela também foi iniciada a construção da Estação Elevatória de Esgoto, que ficará junto ao Ribeirão Tijuco Preto, na margem oposta a Rodovia Julio Antonio Basso. A empresa responsável pela obra também já providenciou a limpeza do local para iniciar os trabalhos.
Para executar a obra, o prefeito Carlos Defavari, assinou convênio junto ao DesenvolveSP, que irá repassar R$ 5 milhões ao município, que arcará com contrapartida de R$ 1,7 milhão. A nova Estação de Tratamento de Esgoto deverá ficar pronta em 12 meses e a execução irá cumprir com TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente).
“Esta obra é muito impactante para cidade, pois nunca desde a criação do município tivemos o esgoto tratado. Temos o dever de garantir tratamento de esgoto e abastecimento de água a todos os rio-pedrenses e buscamos sempre investimentos para colocar em prática projetos que contribuem para a evolução do nosso trabalho. A conquista desta Estação de Tratamento de Esgoto é uma grande vitória para nossa cidade”, explica o prefeito Carlos Defavari.
Projetada para tratar o esgoto doméstico de 50 mil habitantes, a Estação de Tratamento de Esgoto do município irá atingir mais do que 100% da água tratada, sempre pensando no futuro e na expansão de Rio das Pedras, a prefeitura está projetando a expansão do município.
O secretário de Meio Ambiente, Murilo Merloto, comemorou a construção da Estação. “Estão sendo aplicadas multas diárias por não realizar o serviço de tratamento de esgoto, o que também gerou prejuízos graves em nosso ribeirão Tijuco Preto. Fico muito satisfeito com essa realização. É uma vitória para os rio-pedrenses essa conquista do saneamento básico de 100%”, destaca.
Merloto ressalta que essa é uma vitória social e da saúde para toda cidade. “Este empreendimento vai colocar nossa cidade no nível de outros municípios que já têm o saneamento funcionando. Fazemos parte das bacias do Rios Piracicaba, Capivari e Rio das Pedras do PCJ, temos expectativas de melhorar nossa cidade em todos os sentidos”, enfatiza.
Além de melhorar a qualidade de vida e as condições higiênicas nas áreas onde o sistema opera com o descarte correto do esgoto, o tratamento de esgoto torna a cidade mais atrativa para empresas que busquem local para se instalar. “As maiores empresas precisam de certificados de destinação de resíduos. Algumas precisam contratar a coleta do esgoto para receber tal certificado. Com o tratamento de esgoto ocorrendo corretamente em nossa cidade, as empresas têm mais um motivo para se instalar em Rio das Pedras”, conta Carlos Defavari.
De acordo com Merloto, o sistema de tratamento de efluentes fornece uma maneira mais saudável e apropriada de gerenciar os resíduos de hotéis, condomínios residenciais e indústrias.
TRATAMENTO 

A ETE de Rio das Pedras terá quatro lagoas para tratamento dos esgotos sanitários, sendo duas anaeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que não consomem oxigênio), duas lagoas aeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que consomem oxigênio) e de desinfecção; uma estação elevatória de esgoto bruto, linhas de recalque e emissário de esgoto tratado, com escadas hidráulicas que favorecem a oxigenação dos efluentes. Deixarão de ser lançados in natura do Ribeirão Tijuco Preto, 1,7 mil quilos/dia de carga orgânica.
Projetada para tratar o esgoto doméstico de 50 mil habitantes, a ETE irá atingir mais do que 100% da população atual, deixando reservas para o crescimento projetado de Rio das Pedras. “Essa é uma obra esperada há muitos anos e que vai permitir o tratamento para toda a cidade. Com isso, conseguiremos ampliar o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é levado em conta pelas empresas que buscam o interior para fazer investimentos”, ressalta o prefeito Carlos Defavari.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima