Festival Nacional de Teatro de Piracicaba acontece até sábado

O 15º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) acontece até o dia 28 de novembro, com realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (Semactur). O festival, que completa 15 anos de história em 2020 terá um formato inédito. As apresentações acontecem de forma virtual, o que permitirá que pessoas de todo o mundo possam acompanhá-las.

Haverá, ainda, oficinas, debates e roda de conversa. “O Fentepira chega a sua 15ª edição em 2020, ano que nos impôs uma série de desafios por conta da pandemia de covid-19. Não medimos esforços para realizar o festival nesse momento difícil e chegamos a esse formato virtual, que é muito interessante, porque permite que pessoas do mundo todo, por meio da internet, assistam espetáculos de grande qualidade, o que já se tornou tradição no evento. Estamos muito animados”, afirma a titular da Semactur, Rosângela Camolese.

O festival, terá dez espetáculos de Piracicaba, selecionados entre os 24 inscritos, além de dois convidados, de Itapira (SP) e o de Curitiba (PR).

Foram selecionados os espetáculos: “Francisco – um guerreiro da paz” (Cia. Te-Ato), “Yaguaretéa” (Cia. Amálgama de Teatro), “Bejide Nos Prumos do Navegar” (Coletivo Peneiras), “Cordel do Mistério de Caiatú” (Tragatralha Cia. de Teatro), “A Turma” (Roma Produções Artísticas), “O Juiz de Paz na Roça” (Companhia Teatral Ronaumrose), “Muda por Amor” (Cia D`Vergente de Teatro), “Forfé Canta Lilás” (Forfé Teatro), “Desaparecidas” (Companhia Efêmera de Teatro) e “Maria, Sou Eu” (Por Volta de Logo Depois). As peças convidadas são “Translúcido” (Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas), de Itapira (SP) e “Contos Proibidos de Antropofocus”, do grupo Antropofocus, de Curitiba (PR).

DEBATES E OFICINAS 

Além das apresentações virtuais, o 15º Fentepira tem, ainda, debates, rodas de conversa e oficinas sobre temas relacionados às artes cênicas. Haverá, ainda, bate-papo, realizado pelo Sesc Piracicaba, com profissionais negros da cena de Piracicaba que discutirão sobre seus trabalhos, oportunidades e racismo. A programação completa do 15º Fentepiira pode ser conferida em www.fentepira.com.br.

“Os festivais de teatro proporcionam um encontro de profissionais que gera uma teia de trabalho artístico, favorecem a ativação de debates sobre o fazer artístico e oferecem espaço para circulação de ideias, vidas, aprendizado, evolução pessoal, coletiva, artística e, portanto, cidadã. Foi pensando na experiência do público com o material teatral em vídeo, na experiência e percurso das companhias que a curadoria realizou seu trabalho”, afirma Juliana Calligaris, que forma a Comissão de junto com Carlos Benne.

COMISSÕES

O 15º Fentepira terá uma Comissão Debatedora que, ao final dos espetáculos, realizará uma discussão reflexiva em torno da obra de arte apresentada, também em formato virtual. A Comissão é formada por Alexandre Matte, Fátima Cristina Monis e Thaís Dias. A Comissão Organizadora é formada por Jorge dos Santos Ferreira da Silva (SemacTur), Luiz Gustavo Maluf (SemacTur), Amanda Forti (SemacTur), Dayane Gabriele Bortoleto (SemacTur), Felipe de Menezes (Apite), Rosangela Pereira (Apite), Camila Amaral Tavares (Sesc), Mirella da Sena Cagliari (Sesi), Ricardo Moreira de Araújo (Senac), Fátima Cristina Monis (Sociedade Civil), Anelisa Ferraz (Movimento Liberdade Liberdade) e Edvaldo Oliveira (Movimento Liberdade Liberdade).

Leonardo Moraes é o Diretor de Produção. Adriana Batista e Willy Siviero são os Coordenadores Gerais. “Este ano temos a missão de nos reinventarmos. Estamos trabalhando muito para entregar um festival totalmente adaptado ao ‘novo normal’, com qualidade, profissionalismo e, claro, tecnologia. O mais belo deste desafio todo é poder estreitar relações com os artistas locais, com nossos parceiros e, portanto, manter a tradição do nosso festival, que seguirá firme e forte”, diz Leonardo Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima