Para tornar os resultados de citação mais equilibrados com relação a outros índices, um estudo divulgado em outubro pela Public Library of Science (PLOS), organização sem fins lucrativos que trabalha com publicações científicas de acesso aberto, elaborou um ranking dos cientistas mais influentes do mundo a partir de indicadores de citação múltiplos.
O índice composto, que classifica os cientistas, é baseado em vários dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Esses vários índices permitem múltiplas interpretações conforme o interesse de quem analisa. Os cientistas também foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos.
Entre os selecionados estão docentes da Esalq como José A.M. Demattê, Pedro Henrique Santin Brancalion, Ricardo Antunes de Azevedo, Pedro Esteves Duarte Augusto, Paulo Cesar Sentelhas, Gerd Sparovek, Carlos Clemente Cerri, José Roberto Postali Parra, José Leonardo De Moraes Gonçalves, Roberto Sartori, entre outros pesquisadores dos campi da USP.
Docentes da Esalq estão entre os cientistas mais influentes do mundo
24 de novembro de 2020