Pretos e pardos: Vestibular da Unesp registra alta de 89% na década

O Vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) apresentou nos últimos 10 anos um crescimento de 89% no total de ingressantes pretos e pardos, de acordo com os dados do Relatório do Vestibular Unesp produzido pela Fundação Vunesp, responsável pelo exame. O total de negros (pretos ou pardos) passou de 949 no Vestibular 2010, ou cerca de 15% dos 6.429 matriculados naquele ano, para 1.798 no Vestibular 2020, ou 24% dos 7.485 novos estudantes que ingressaram na Unesp neste ano por meio do exame.
Para o Vestibular Unesp 2021, é ofertado um total de 7.630 vagas, das quais 3.829 vagas (50%) destinadas para o SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública) e, desse conjunto, 1.349 vagas, ou 17,6% do total, estão reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (SRVEBP+PPI) formados no ensino médio público. As inscrições para o Vestibular Unesp 2021 vão até 27 de novembro, na próxima semana.
Pioneira entre as três universidades estaduais paulistas no sistema de reserva de vagas para egressos de escolas públicas e para pretos, pardos e indígenas, a Unesp atingiu, em 2018, a meta de pelo menos 50% dos ingressantes egressos da rede pública, consolidando o programa de inclusão concebido para tornar a Universidade mais acessível e plural.
Este aumento significativo de candidatos pretos e pardos matriculados ao longo da década é importante para a Universidade e tem fundamental participação do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, implantado para o ingresso em 2014”, diz o professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, organizadora do Vestibular Unesp desde 1981.
Em relação à veracidade da autodeclaração dos candidatos no ato da inscrição, a Vunesp informa que, conforme a Resolução Unesp nº 70, de 26 de novembro de 2018, em seus artigos 1º e 3º, para a comprovação da veracidade das autodeclarações dos candidatos autodeclarados como pretos e pardos poderá ser realizado, a qualquer tempo, por provocação ou por iniciativa própria da administração, procedimento de averiguação à vista da autodeclaração firmada no ato de inscrição no concurso vestibular.
VESTIBULAR 

A taxa de inscrição para o Vestibular Unesp 2021 é de R$ 170. O cadastramento dos candidatos deve ser feito pela internet, diretamente no site da Vunesp. A Universidade oferece redução de 75% aos alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista, que inclui formandos da Secretaria da Educação e do Centro Paula Sousa, reduzindo a R$ 42,50 o valor da taxa. Candidatos treineiros se inscrevem com redução de 50% no valor da taxa.
A primeira fase do Vestibular Unesp, a Prova de Conhecimentos Gerais, será aplicada em 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo). Farão prova no primeiro dia os candidatos dos cursos de Biológicas. No domingo, 31 de janeiro, a prova será realizada para os candidatos dos cursos de Exatas e Humanidades e também para os treineiros. Na segunda fase, todos os candidatos farão a mesma prova, com 60 questões de múltipla escolha, além de uma redação. A prova será aplicada em 28 de fevereiro, um domingo. Mais informações sobre os cursos, acesse o Guia de Profissões da Unesp em www.unesp.br/guiadeprofissoes. Para tirar dúvidas sobre o vestibular, pelo Disque Vunesp: (11) 3874-6300 – em dias úteis, das 8h às 18h – ou no site (https://www.vunesp.com.br/faleconosco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima