Livro A Passagem da Cidade será lançado nesta segunda-feira

A Passagem da Cidade – Uma Piracicaba é o segundo livro de Francisco Ferreira – Crédito: Divulgação

A Passagem da Cidade – Uma Piracicaba que poderia ter sido é um conjunto de ensaios sobre transformações urbanísticas de Piracicaba ao longo do tempo: lugares que não existem mais e lugares ainda vivos, mas pouco conhecidos. Editado em “estado-da-arte”, o livro tem amplo suporte iconográfico composto por mais de uma centena de fotografias e cartões-postais raros, do final do século 19 e início do século 20, e inclui inédito registro cronológico de editores de postais e fotógrafos atuantes em Piracicaba entre 1883 e cerca de 1930.
Escrito por Francisco Ferreira, o livro recupera histórias saborosas, como a do Palacete Boyes, onde o Nobel Rudyard Kipling deixou um bilhete enigmático em 1927; a desastrada criação da empresa de navegação fluvial; a ascensão e morte do Theatro Santo Estevam; a demolição do Hotel Central; o Largo do Gavião; a derrubada de um bosque para a construção do estádio municipal; as praças centrais e seus cinemas; além das fantásticas realizações dos três maiores benfeitores de Piracicaba: Luiz de Queiroz e os Barões de Rezende e Serra Negra
AUTOR

O piracicabano Francisco Ferreira é designer por formação (Mackenzie,1978), marketing como profissão e atuou em diversos campos da cultura: foi do teatro (onde dirigiu A Metamorfose, de Kafka, em 1970), à música (como baterista nos anos 70 e depois produtor); das artes plásticas ao carnaval (como carnavalesco na época de ouro da festa em Piracicaba, entre 1970/1978). Na literatura, estreou em 2005, com Noites de Pira – O Sonho da Boemia Piracicabana nos anos 1960 – 1970. A Passagem é sua segunda publicação.
SERVIÇO

A Passagem da cidade – Uma Piracicaba que poderia ter sido: à venda na Jota Portes, à rua Boa Morte, 1.872. Preço: R$ 100,00. Informações, pelo telefone: 3434-0727 ou no site (www.apassagemdacidade.com).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima