Live A Consciência é Negra, nesta sexta no Instagram O Canal da Lili

A Consciência é Negra: live nesta sexta (20), às 16h30, no Instagram @ocanaldalili – Crédito: Divulgação

O Canal da Lili tem promovido lives, semanalmente, sobre temas relevantes à sociedade. E como não poderia ser diferente, nesta sexta-feira (20), às 16h30, a live será A Consciência é Negra, com a jornalista Raquel Soares. O objetivo da live é abordar a consciência étnica no Brasil, onde pessoas com a pele menos escura recebem outras nomenclaturas para sua etnia, como morena, parda, ou até mesmo não são consideradas afrodescendentes.
Raquel Soares é uma jovem de de 22 anos, formada em Jornalismo pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que vai falar sobre como é lidar com a não-aceitação de muitas pessoas ao fato dela declarar-se negra, por ter cabelos lisos e a pele mais clara. O papo cabeça com Raquel Soares será no Instragram @ocanaldalili.
DADOS ESTATÍSTICOS 

Em 2018, o Brasil tinha 19,2 milhões de pessoas que se declararam pretas – 4,7 milhões a mais que em 2012, o que corresponde a uma alta de 32,2% no período, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados também mostram que, anualmente, a população declarada branca vem diminuindo no País. Em 2018, a população declarada branca era 89,7 milhões de brasileiros, contra 92,2 milhões em 2012. Os brancos foram maioria no Brasil até 2014. Desde 2015, os pardos – termo utilizado oficialmente pelo IBGE – tornaram-se a maioria da população, num salto de 89,6 milhões em 2012 para 96,7 milhões em 2018.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima