Com base eleitoral no Distrito de Ártemis, um vereador vinte anos depois

Josef Borges, secretário José Octavio Menten e o deputado estadual Alex de Madureira – Crédito: Divulgação

Dos 23 vereadores eleitos em Piracicaba no último domingo (15), 13 estarão em sua primeira legislatura, que representam 56,5% de mudanças com relação à atual composição da Câmara de Vereadores e um dos responsáveis por essa renovação do legislativo municipal será Josef Borges, do Partido Solidariedade (SD).
Tendo como base eleitoral o distrito de Ártemis, que não tinha um representante na Câmara há 20 anos, Josef Borges foi eleito para o mandato 2021-2024 com 1259 votos. Ex-triatleta e estudante de fisioterapia, Josef Borges (SD) tem 50 anos, é natural de Mogi Guaçu e essa foi a segunda eleição disputada por ele.
“Na primeira eleição que disputei, quando tinha acabado de chegar em Piracicaba, recebi 521 votos, tanto que o padre da paróquia se surpreendeu e disse que eu tinha potencial para ser eleito no próximo pleito. Concorri novamente e aqui estou”, disse o futuro vereador.
Sem uma área de atuação exclusiva, Borges afirmou que será um vereador de toda a cidade inteira, e não de uma única região. “Minha bandeira é o desenvolvimento de todos os bairros através de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento integral dos piracicabanos, através de projetos sociais e ações que gerem renda nessa fase atípica que vivemos”, completou.
Com vários projetos realizados no período em foi presidente da Associação de Moradores de Ártemis, Borges valoriza muito as parcerias que criou com o poder público. “Com o apoio do deputado Alex de Madureira, conquistamos a reforma da escola estadual José Martins de Toledo e sua inclusão no Plano de Ensino Integral (PEI), além da reforma do casarão do antigo Grupo Escolar de Porto João Alfredo e da praça de Ártemis, que também foram solicitações dele, e que a prefeitura atendeu prontamente, tanto que já está licitada e a obra terá início logo após o segundo turno das eleições”, informou.
Parcerias como setor privado é outro quesito que desperta bastante atenção de Borges, que já obteve bons resultados apesar de morar apenas de cinco anos no distrito.
Por meio do Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de São Paulo (CONSEG) adquirimos câmeras e um ponto de apoio para a polícia que faz a ronda na região. Este posto é utilizado por todas as forças policiais do município e contribui para que elas permaneçam por mais tempo no bairro”, relatou Borges ao lembrar que o local usado é o antigo plantão de vendas do condomínio Terra de Ártemis. “Essa iniciativa melhorou a segurança da região e ainda colaborou com a polícia em algumas situações, lembrou.
“Se tivermos uma bairro mais seguro, ficará mais fácil de instalar aqui uma agência bancária, que é uma antiga reivindicação dos moradores. Já iniciamos uma conversa com a Sicredi e sabemos que há interesse mútuo e, se for uma instituição cooperativa, será ainda melhor”.
Feira cooperativa
Outra iniciativa de Josef Borges e que já está trazendo muito frutos para os moradores da região é a Feira Cooperativa Ártemis/Lago Azul, que teve início em outubro e vai realizar sua terceira edição na sexta-feira, dia 20 de novembro. “Essa feira é exclusiva para moradores dos bairros que compõe do distrito. Realizada quinzenalmente, na primeira edição contamos com 15 participantes, entre artesãos, costureiras e pessoas interessadas em vender algum tipo de produto caseiro. Nesta próxima edição teremos 40 comerciantes, mas apenas pessoas moradoras do bairro e previamente cadastradas”, concluiu.
Agora, como vereador, Borges acredita que posso fazer ainda mais pela comunidade local. “Quero dar uma atenção especial ao lago que lá existe e que poucos sabem, pois está em uma área privada. Já conquistamos a licença para limpar as águas que estão encobertas e no seu entorno. O proprietário tem interesse em sua desapropriação e, se conseguirmos isso, já temos um projeto com a finalidade de lazer e turismo aos moradores”.
Trazer um varejão para o bairro e desenvolver agricultura familiar são outras ações que o gabinete de Borges irá encampar. “O bairro já teve uma forte característica leiteira e, como vereador, vamos tentar reativar a cooperativa de leite que existia na cidade”, completou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima