Consciência Negra: Instituto Formar produz um samba em lembrança ao Dia

Maestro Eloy Porto Neto é o autor da música “Irmãos Coragem” – Crédito: Divulgação

Em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, os professores de música do Instituto Formar produziram um samba inédito, de composição do maestro Eloy Porto Neto, um dos professores da instituição. O samba “Irmãos Coragem” traz de maneira leve, com lirismo, a reflexão da realidade dos negros no Brasil e questões como o racismo estrutural da sociedade. “O tema é bastante relevante e atual no Brasil e no mundo. Vivemos no país das desigualdades e isso nos aflige com maior rigor” disse Porto Neto.
Em um trecho da canção, o compositor lembra dos assassinatos de George Floyd, que morreu asfixiado por policiais em Minneapolis nos Estados Unidos, e do menino João Pedro, morto dentro de casa por bala perdida em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. “Volta e meia vemos situações parecidas em todo mundo como nestes casos e em tantos outros que acontecem praticamente em todos os dias”, pontou Porto Neto.
A música foi totalmente gravada remotamente, com participação dos professores Elcio Luis (arranjo, guitarra e produção de áudio), Marcelo Seghese (bateria e percussão), Evandro Santos (flauta), Alcides Fellipe Júnior (voz) e a coordenação e direção de imagens de Maurício Ribeiro.
Para ilustrar o enredo, foram selecionadas imagens do artista plástico francês Jean-Baptiste Debre, ícone da ilustração social do Brasil Império. Segundo Mauricio, além de serem obras de um rico acervo de domínio público, elas guardam “uma atemporalidade gritante, que escancara o quanto a desigualdade por questão de raça ainda é uma chaga aberta na nossa história e cotidiano”, define.

VÍDEO 

O vídeo da música será divulgado na sexta-feira, dia 20 de novembro, nas redes sociais do Instituto Formar.
Facebook/institutoformar
Instagram: @institutoformar1966
www.institutoformar.com.br

Trecho da música Irmãos Coragem
Luto pela dor de quem partiu,
partiu com tanto medo, pobres pretos,
tanto Georges quanto Pedros.
Tramas e segredos para quem se vai tão cedo;
tão cedo se foi com pouca idade,
irmãos coragem!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima