Viveiro Municipal de Charqueada distribuiu mais de 500 mudas de árvores neste ano

O viveiro foi implantado na sua maior parte com materiais recicláveis e que seria descartado pela prefeitura de Charqueada – Crédito: Divulgação

Somente neste ano, o Viveiro Municipal de Mudas de Árvores de Charqueada já distribuiu mais de 500 mudas de diversas espécies de árvores (nativas e exóticas). A Prefeitura de Charqueada, por meio do Setor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou em 2019 a implantação do Viveiro Municipal localizado na Rua Silvio Perinotti, nº 210, ao lado da Unidade de Vigilância em Zoonoses.
No local, onde antes era uma área abandonada, foi instalada a estrutura que abriga hoje o Viveiro de Mudas onde são produzidas e distribuídas gratuitamente mudas de árvores nativas e exóticas frutíferas, que são aquelas que não são originárias da região, mas são tradicionalmente cultivadas na cidade como acerola, goiaba, seriguela, amora, uvaia, cereja-do-rio-grande, cedro-rosa, jatobá, ipês, jequitibá-rosa, entre muitas outras.
A equipe do viveiro, composta por quatro funcionários, realiza desde a coleta de sementes que é feita tanto nas calçadas e praças da área urbana da cidade como nas matas localizadas em propriedades rurais até a germinação, cultivo e plantio em áreas públicas como praças e escolas, e também em locais onde há tradicionalmente grande acúmulo de lixo, com o intuito de inibir o descarte inadequado de resíduos em áreas públicas.
Além disso, as mudas também são distribuídas gratuitamente para a população de Charqueada. O munícipe só precisa comparecer no endereço acima, das 7h às 16h, e retirar a quantidade de mudas que desejar e estiver disponível no momento. O coordenador do viveiro e responsável pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Santos, ressalta que o projeto do viveiro “é de longo prazo, e por isso deve ter continuidade dentro da prefeitura”.
Ele destaca que a maioria das mudas leva no mínimo um ano para estarem prontas para doação ou para o plantio em áreas públicas, e algumas espécies mais exigentes, como a jabuticaba, que é nativa da região, pode levar de 3 a 5 anos para estarem prontas. “Neste período, o trato com as plantas deve ser constante, até mesmo aos fins de semana, para que cresçam saudáveis e resistentes”, explica.
O viveiro foi implantado na sua maior parte com materiais recicláveis e que seria descartado pela prefeitura. Já a coleta das sementes é realizada pelos próprios funcionários e os insumos utilizados na produção das mudas na sua maioria são doados por produtores rurais de Charqueada.
Dessa forma, o custo de manutenção é muito baixo e os benefícios são imensos, sendo o principal custo associado ao viveiro a mão-de-obra constante exigida no local. Além disso, no local também serão desenvolvidas atividades de educação ambiental com os alunos da rede municipal e estadual de Charqueada, assim que o período de isolamento social devido à Covid-19 acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima