Trabalhador doméstico

A LC 150, de 01/06/15, instituiu um mini sistema de regulação do trabalho doméstico, aplicando-se a CLT aos dispositivos em que a LC 150/15 determinar diretamente sua aplicação.

A definição de empregado doméstico está no artigo 1º da LC 150/15, verbis:

“Artigo 1º – Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa, pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta lei.”

Podemos empregar, promiscuamente, as denominações “empregado doméstico, trabalhador doméstico”, a exemplo do que ocorre na LC 150/15, na CLT, e na Convenção 189 da OIT.

Conceituamos o trabalhador doméstico como uma espécie de trabalhador, juridicamente subordinado, plenamente capaz, que presta serviços pessoalmente, de natureza contínua, por três ou mais dias por semana, mediante remuneração, no âmbito residencial, à pessoa física ou à família, em atividade não lucrativa.

Para ser trabalhador doméstico a LC 150/15 exige 06 requisitos cumulativos:

1) O trabalhador doméstico tem que ser pessoa física, com idade mínima de 18 anos.

2) O trabalhador doméstico deve prestar pessoalmente o serviço.

3) O trabalhador doméstico deve prestar serviços de forma contínua.

4) O trabalhador doméstico deve prestar serviços de forma subordinada.

5) O trabalhador doméstico presta serviços de forma onerosa.

6) O trabalhador doméstico presta serviços de finalidade não lucrativa.

O contrato de trabalho doméstico pode ser conceituado como aquele negócio jurídico, tácito ou expresso, por tempo determinado ou indeterminado, que estabelece o conjunto de deveres e direitos para o trabalhador doméstico e para o empregador doméstico, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, com duração por tempo determinado ou indeterminado.

Duração do trabalhador doméstico não pode ultrapassar 08 horas diárias e 44 horas semanais. Caso ultrapasse, serão devidas horas extras de, no mínimo, 50% superiores ao valor da hora normal.

O trabalhador doméstico tem direito ao intervalo intrajornada, pelo período de 01 hora, no mínimo, admitindo-se sua redução mediante acordo escrito, para 30 minutos. É devido ao trabalhador doméstico descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, preferencialmente, aos domingos, além de descanso remunerado nos feriados.

A remuneração do trabalhador doméstico está protegida pelos princípios da irredutibilidade salarial, de inalterabilidade salarial, da periodicidade de pagamentos e salário e da prova documental de pagamento, podendo ser observada a forma de pagamento mensal, por dia, por hora trabalhada, sem prejuízo dos adicionais em havendo. A prova de pagamento é o recibo escrito e assinado.

A LC 150/15 determinou a obrigatoriedade da inclusão do trabalhador doméstico no fundo de garantia por tempo de serviço, fazendo jus, quando dispensado sem justa causa, ao seguro desemprego.

Demitido por justa causa, o empregado doméstico fará jus ao saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro salário proporcional, não podendo levantar o FGTS.

___

Frederico Alberto Blaauw é mestre em Direito Comercial, advogado e consultor de empresas, professor de Direito Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima