No oitavo mês da Paradas pro Sucesso, a campanha ainda ganha novos artistas e eles trazem mensagens de otimismo. “Participar da Paradas pro sucesso tem sido pra nós do Dedo de Moça uma campanha em prol da arte. Além dos ganhos na saúde, quem para de fumar, tem a chance de ser mais afinado. A livre passagem do ar é condição para uma boa técnica respiratória que muito pode contribuir no ato de cantar”, destaca o grupo vocal Dedo de Moça.
No vídeo do grupo, elas dão o recado: “Algumas horas após parar de fumar já fazem seu corpo recuperar os níveis de oxigênio no sangue. Sua pele começa a reagir e recebe estímulos para melhorar a nutrição. Os cabelos voltam a ficar brilhantes e mais fortes”.
Confira os danos que o cigarro pode causar à pele: códigos de barra – esse é o nome popular das linhas de expressão que se formam próximas à boca do fumante. As marcas são uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar; ressecamento – o tabagismo causa dano oxidativo ao organismo e liberação de radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que reagem com outros componentes e causam envelhecimento da pele. Eles são um dos responsáveis por uma pele mais seca. A maior produção de radicais livres inibe a produção de colágeno, proteína importante para hidratar e dar elasticidade à pele.
O tabagismo também provoca diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, a chamada vasoconstrição. O transporte de substâncias importantes para a pele, portanto, torna-se mais difícil. Outros danos: cicatrização complicada – a diminuição da capacidade de regeneração da pele é outra consequência da vasoconstrição e do aumento de radicais livres provocados pelo cigarro. Assim como substâncias hidratantes não “encontram” o caminho em meio a vasos finos, o mesmo ocorre com elementos que auxiliam na recuperação da pele; manchas – talvez a manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele, as manchas amareladas que aparecem principalmente na ponta dos dedos, são resultado da impregnação da nicotina no local. O calor do cigarro potencializa este processo; celulite – bem mais comum entre as mulheres, a celulite é um depósito de gordura sob a pele. Suas causas são as mais variadas e incluem fatores hereditários, mas o cigarro aumenta a possibilidade de ela aparecer.
Quem se sentir preparado para fazer o tratamento do tabagismo pode procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e perguntar pelo Programa Antitabagismo, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A doutora Juliana Previtalli também atende em seu consultório pacientes particulares e convênios. Cardioclin: rua Visconde do Rio Branco, 1.804, Bairro Alto. Agendamentos, pelo WhatsApp: 97123-1361.
Campanha Paradas pro Sucesso no 8º mês traz Dedo de Moça
4 de novembro de 2020