Comunidade Renascer: caminhada denuncia falta de política habitacional

Deputada Bebel participou da caminhada de mais de duas horas e meia – Crédito: Divulgação

Cerca de 200 moradores da comunidade Renascer, na região do bairro Novo Horizonte, em Piracicaba, realizaram uma caminhada de mais de duas horas e meia na tarde dessa sexta (30), por moradia e contra a ameaça de reintegração da área que ocuparam no início deste ano, que está suspensa em liminar dada pela Justiça em função da pandemia do coronavírus. A caminhada teve início na própria comunidade, debaixo de uma chuva fina e de muita lama, passou pelos bairros Canta Gallo, Jardim Conceição, Jaraguá, Paulista até chegar ao centro da cidade, pela rua Governador Pedro de Toledo, com todo percurso sendo acompanhado pela deputada estadual Professora Bebel (PT) em apoio ao movimento.
Carregando faixas e cartazes, e batendo panela, além de entoar palavras de ordem, em defesa da moradia popular, os moradores da comunidade realizaram a caminhada com o intuito de expor à população o drama que vivem da falta de um local para morar e do medo da desocupação. Sem ter aonde morar, as famílias decidiram ocupar uma área localizada nas imediações da região do Novo Horizonte e hoje, a comunidade Renascer já conta com mais de 450 famílias e mais de 500 crianças residindo naquele espaço, conforme as suas lideranças revelaram durante a manifestação.
Para a deputada Professora Bebel, é preciso buscar uma saída para essas famílias, que só querem um local para residirem. “Essas famílias só ocuparam aquela área porque não há uma política habitacional no município que atenda a demanda. A própria Emdhap (Empresa Municipal de Defesa da Habitação de Piracicaba) estima em mais de 10 mil famílias sem moradia na cidade”, ressalta.
APOIO 

O manifesto também teve o apoio de militantes do Partidos dos Trabalhadores, PSOL, PCB e MUP (Movimento por uma Universidade Popular). Foi encerrado com ato na Praça José Bonifácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima