Caldeirão de Piracicaba

FALHA
Apesar do tema educação ter sido ótimo em comício do candidato a prefeito de Piracicaba Edvaldo Brito, do Avante, infelizmente, uma falha ocorreu: sem uso de máscaras. As fotos confirmam e dispensam comentários.

 

LIXO ZERO — I
O nível populacional aumentou muito nas últimas décadas e, consequentemente, as formas de consumo também. Uma análise publicada em novembro do ano passado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontou que, em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo. E em 2020, no período de quarentena e isolamento social, é estimado um aumento de 15% a 25% na quantidade de lixo residencial.

 

LIXO ZERO — II
A previsão é de que até 2030, somente na América Latina, a produção de lixo chegue a 100 milhões. Com a intenção de mobilizar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática consciente de descarte de resíduos, foi fundado o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização sem fins lucrativos que faz parte do movimento internacional Zero Waste International Alliance.

 

LIXO ZERO — III
O conceito Lixo Zero representa o máximo de aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, pensando na redução e até mesmo no fim do direcionamento desses materiais para aterros sanitários e incinerações. Para estimular esse debate em diferentes nichos da sociedade, como populações, cooperativas e setores públicos, é realizado anualmente em todas as cidades que existem embaixadores do ILZB, a Semana Lixo Zero.

 

LIXO ZERO — IV
Neste ano, a Semana do Lixo Zero com o tema “O Lixo Zero Inspira a Minha Cidade – A Hora é Essa”, vai acontecer de 23 de outubro a 1º de novembro e já conta com mais de 100 cidades cadastradas. Por conta da pandemia, as programações dos municípios vão acontecer de forma virtual com palestras, painéis, rodas de conversa, apresentações de cases e exibição de filmes. Para conferir a programação completa da Semana do Lixo Zero em Ribeirão Preto, basta acessar o site www.semanalixozero.com.br/ribeirãopreto ou o Instagram @semanalixozeroribeiraopreto.

 

CELEBRAÇÃO
No Twitter, o governador João Doria celebrou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 529/2020 afirmando que os deputados “honraram seus mandatos e garantiram a saúde fiscal do Estado para assegurar o atendimento aos mais pobres e desvalidos em São Paulo”. De Piracicaba, votaram favoráveis os deputados Alex de Madureira (PSD) e Roberto Morais (CID), enquanto a oposição – com liderança da deputada Professora Bebel (PT) – pede CPI da “compra dos votos”.

 

RELATOR
O deputado Alex de Madureira, líder da bancada do PSD, além de votar favorável, foi escolhido como relator especial da matéria. Claro que, com o governador João Dória (PSDB), está comemorando. A dificuldade da base aliada foi superar a obstrução que fazia a oposição, de forma ampla e segura. Mas, no final, 48 votos foram para o chefe do Executivo paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima